Nunca um quarto lugar soube tanto a glória. A selecção do Uruguai regressou a Montevideu e foi recebida por uma multidão em euforia. Nem o frio acalmou as almas cálidas de um povo estupefacto com a prestação da sua equipa no Mundial 2010.

Diego Forlán eleito o melhor jogador do Mundial 2010

Conduzidos pela genialidade de Diego Forlan, os jogadores da celeste foram de obstáculo em obstáculo até ao toque no clímax desta terça-feira. As avenidas da capital formaram uma enorme onda azul e desaguaram no Palácio Legislativo, onde a comitiva foi recebida pelo presidente José Mujica.

«Nunca estivemos tão unidos como agora, sem pensar em classes sociais e em partidos políticos. Deram-nos a esperança de sonhar. Obrigado a todos», disse o Chefe de Estado, comovido com a excelente presença da selecção de futebol uruguaia na África do Sul.

Jorge Fucile, jogador do F.C. Porto, foi um dos mais vitoriados pelos adeptos. O lateral efectuou um excelente Mundial, mas foi Diego Forlan o herói da tarde. «Isto é de loucos, totalmente impensável. Unir este país é uma coisa linda», disse o atacante do Atl. Madrid.