Não é propriamente uma novidade vê-los por cá... mas tantos? Pareciam chegar de todo o lado, sempre à procura do melhor ângulo, da melhor curiosidade. Libertando, claro, frequentes exclamações, naquele jeito de ser tão próprio. Por momentos o mais incauto espectador poderá ter ficado mesmo confundido se seria o treino da selecção portuguesa. Mas era. Era mesmo. Com a aproximação do Euro 2004 e a crescente popularidade de Portugal, quinze jornalistas chineses, de Hong Kong, fizeram-se à estrada, ou aos céus, e trataram de dar um pulinho a Portugal. Aproveitam a estadia para conhecer os estádios do campeonato europeu e acompanhar o encontro entre duas, dizem, das principais candidatas ao título no torneio do verão.
Da televisão - Cable TV -, de revistas especializadas - Milk Magazine (não tem nada a ver com leite, juram) e Sportv Magazine -, ou de jornais diários ¿ South China Morning Post, Oriental Daily, East Cost e Apple Daily - parecia que imprensa de Hong Kong se mudou toda para Portugal. O interesse mediático pela selecção portuguesa não é só oriental e no treino desta terça-feira marcaram também presença uma televisão inglesa, a Sky Sports através da produtora TWI, e uma televisão francesa, a Eurosport. É a internacionalização completa da equipa nacional.