As contas são simples, embora haja muitas condicionantes no caminho do novo seleccionador nacional. Analisando a lista de convocados para o Campeonato do Mundo e os escolhidos para os primeiros dois jogos de qualificação para o Euro 2012, são 13 os jogadores que foram da confiança de Carlos Queiroz que Paulo Bento não vai utilizar nos primeiros compromissos de quinas ao peito.

Em abono da verdade, factores externos podem ter influenciado as escolhas do novo seleccionador. Desde logo, são quatro os jogadores que estiveram no Mundial e que, entretanto, anunciaram o adeus à selecção. Deco, Simão e Paulo Ferreira já nem entraram na lista para Chipre e Noruega. Miguel despediu-se depois disso.

Estreias e Regressos: Machado, Pereira, mas também o esquecido Postiga

Depois, chegam os castigos e lesões. Ricardo Costa, expulso na eliminação portuguesa aos pés da Espanha nos «oitavos» do Mundial, tem ainda mais um jogo de castigo para cumprir. Poderia jogar na Islândia, mas não foi incluído por Paulo Bento. Os «mundialistas» Duda e Ruben Amorim estão lesionados, bem como Nuno André Coelho e Ricardo Quaresma, dois jogadores que falharam o Mundial, mas foram incluídos no grupo que esteve às ordens de Agostinho Oliveira no início da caminhada para o Europeu.

Por fim, claro está, as opções. Zé Castro, para sempre conotado como o 24º jogador de Carlos Queiroz no Mundial, não voltou a entrar nas contas desde o estágio da Covilhã. O guarda-redes Daniel Fernandes é outra carta fora do baralho. Manuel Fernandes e Yannick Djaló, que integraram a última convocatória, também não foram chamados por Paulo Bento.