Tiago e Hélder Postiga vão ser dispensados da selecção olímpica. Os dois jogadores realizaram exames médicos esta segunda-feira, em Lisboa, e regressaram ao Algarve para que o médico, João Resende, os examinasse. Os atletas chegaram durante o treino e estiveram por alguns momentos no banco com o seleccionador José Romão e com o responsável clínico que, depois de analisar os relatórios médicos, informou que os dois jogadores têm «lesões que são impeditivas» pelo que devem ser dispensados.
Para que se cumpra todo o processo falta apenas que a FIFA envie o seu parecer em relação aos relatórios apresentados, o que deverá acontecer esta terça-feira. Trata-se apenas de uma formalidade, já que não se espera que o organismo máximo do futebol tome uma decisão contrária à posição dos responsáveis da Federação portuguesa.
Recorde-se que depois de confirmadas as dispensas de Tiago e Postiga, segundo os regulamentos, os jogadores não podem actuar pelos seus clubes enquanto Portugal estiver em prova.
José Romão apontou que «contava com os jogadores», mas que infelizmente os atletas não podem dar o seu contributo: «A partir deste momento tenho conhecimento oficial da dispensa pelo que agora já posso pensar em quem irei chamar.»
Questionado sobre se os nomes estão incluídos na lista alargada entregue à FIFA ou se sairão do grupo de quatro jogadores de reserva, o seleccionador acabou por revelar quem vai chamar mesmo sem falar em nomes: «Segundo o regulamento, posso chamar dois desses 30, mas, por coerência, vou chamar desses quatro.» Ou seja, a escolha recairá, por certo, sobre Custódio e Hugo Almeida, uma vez que Beto II é guarda-redes e João Paulo é defesa.
O jogador do Sporting chegou esta noite a Lisboa, vindo de Londres, onde a equipa está a realizar uma digressão. Custódio recebeu autorização para regressar para assistir ao nascimento da sua filha.