O Dinamarca-Panamá desta quinta-feira, com a vitória dos nórdicos por 1-0, deu o pontapé de saída para o aperitivo final. Está aí a última ronda planetária de jogos de preparação antes do Mundial 2018. Com muitos grandes duelos à vista e confrontos com fartura entre seleções que estarão presentes na Rússia. O Maisfutebol faz uma seleção do que acompanhar por estes dias.

A começar, claro, pelo Portugal-Egito desta sexta-feira. A Seleção Nacional terá pela frente uma das seleções finalistas do Mundial que, aliás, até poderá vir a defrontar logo nos oitavos de final. Portugal, no Grupo B, cruza com o Grupo A, onde está o Egito, mais a anfitriã Rússia, o Uruguai e ainda a Arábia Saudita.

Oportunidade para medir o pulso à seleção e às escolhas de Fernando Santos e, claro, para ver simultaneamente em campo Cristiano Ronaldo e Mohamed Salah, o craque do Egito que é um dos jogadores mais em forma da temporada, com 28 golos apontados já na Premier League pelo Liverpool, mais meia dúzia na Liga dos Campeões.

Nesta sexta-feira jogam todos os adversários de Portugal na fase final: a Espanha num dos jogos-cartaz do dia, frente à Alemanha, o Irão de Carlos Queiroz na Tunísia e Marrocos na Sérvia. Portugal volta a jogar na segunda-feira frente à Holanda, uma das grandes ausentes no Mundial, de novo na Suíça, cenário destes dois jogos, com um banho de carinho dos emigrantes portugueses no horizonte.

E há muito mais para seguir. Antes de mais o Rússia-Brasil no Estádio Luzhniki, que será o palco de abertura e da final do Mundial 2018. Sem competição oficial há dois anos, a anfitriã Rússia é uma incógnita e está além disso muito condicionada por lesões. No Brasil, eterno candidato, o ambiente é de euforia, depois da excelente recuperação na qualificação sob o comando de Tite e já com as memórias do trauma do Mundial em casa distantes.

Ainda na sexta-feira há o França-Colômbia, além de um Itália-Argentina, a «azzurra» ainda a lamber as feridas do falhanço do apuramento, pela primeira vez em 60 anos. Sob o comando do interino Luigi Di Biagio, ganhou uma dose extra de moral com o regresso de Buffon, que tinha anunciado o adeus aquando da eliminação do Mundial mas decidiu agora voltar para dar força à equipa. Do outro lado a Argentina, finalista de há quatro anos, depois de uma qualificação atribulada mas com esta geração, liderada por Lionel Messi, ciente de que este Mundial será a oportunidade de ouro.

E ainda há, para fechar a noite, o Alemanha-Espanha. Os dois últimos campeões do mundo frente a frente, a «Mannschaft» sólida como sempre e a «Roja», agora sob o comando de Julen Lopetegui, a querer confirmar a boa campanha de qualificação e as ambições renovadas.

A sexta-feira abre logo pela manhã com o Uruguai de Maxi Pereira e Coates na China frente à Rep. Checa, num quadrangular que já teve a vitória de Gales, na estreia de Ryan Giggs, sobre a China. A final será na segunda-feira. E a ronda de internacionais, com vários jogadores a atuar no futebol português em campo, só encerra na madrugada de quarta-feira, com o México-Croácia, um encontro entre duas seleções que estarão no Mundial e que tem na «tricolor» os portistas Herrera, Corona e Reyes o benfiquista Jimenez.

Mas antes disso há dois grandes duelos a fechar este aperitivo para o Mundial, na noite de terça-feira: Espanha-Argentina e nada menos que um Alemanha-Brasil. Berlim recebe a reedição da meia-final do Mundial 2014, os 7-1 do massacre da «Manschaft» ao anfitrião no Mineirão. O Brasil está muito diferente, a Alemanha é sempre a Alemanha, são as duas seleções com maior palmarés no Mundial e são, não restem dúvidas, dois favoritos para a Rússia 2018. Para abrir o apetite não está mal.

Os jogos que aí vêm de olho no Mundial

Sexta-feira, 23 março

Uruguai-Rep. Checa, 11h30 (SportTV2)

Mali-Japão, 11h20

Rússia-Brasil, 16h00 (SportTV1) 

Tunísia-Irão, 18h15

Grécia-Suíça, 19h00

Sérvia-Marrocos, 19h30

Alemanha-Espanha, 19h45 (SportTV1) 

Itália-Argentina, 19h45

Holanda-Inglaterra, 19h45 (SportTV2)

Polónia-Nigéria, 19h45

Portugal-Egito, 19h45 (RTP1)

Escócia-Costa Rica, 19h45

França-Colômbia, 20h00 (SportTV3)

Peru-Croácia, 00h00

México-Islândia, 02h00

Sábado, 24 março

Irlanda do Norte-Coreia do Sul, 14h00

Suécia-Chile, 17h00
 

Segunda-feira, 26 março

Portugal-Holanda, 19h30, RTP1

Terça-feira, 27 março

Nigéria-Sérvia, 10h00

Ucrânia-Japão, 12h20

Rússia-França, 15h50 (SportTV2)

Irão-Argélia, 16h00

Dinamarca-Chile, 18h00

Egito-Grécia, 18h00

Suíça-Panamá, 18h00

Roménia-Suécia, 18h30

Tunísia-Costa Rica, 19h00

Bélgica-Arábia Saudita, 19h45

Alemanha-Brasil, 19h45 (SportTV1)

Polónia-Coreia do Sul, 19h45

Inglaterra-Itália, 20h00

Colômbia-Austrália, 20h00

Marrocos-Uzbequistão, 20h00

Espanha-Argentina, 20h30

Peru-Islandia, 01h00

México-Croácia, 02h30

Veja aqui a lista completa dos particulares de seleções dos próximos dias

Recorde também o calendário do Mundial 2018