Quando faltam quatro dias para a divulgação dos 23 convocados para o Mundial 2010 Carlos Queiroz deu uma entrevista ao jornal A Bola e garantiu que é necessário «elevar a realidade à expectativa para ter condições de desafiar os grandes dinossauros». Nesse sentido, acrescentou, «temos de partir do princípio de que ser segundo ou último é a mesma coisa.»

O seleccionador não estabelece objectivos, de resto, mas diz que «a ambição é estar nas meias-finais». «Portugal tem de ter essa ambição de se meter no meio dos favoritos porque tem uma boa equipa, bons jogadores e sabe que pode discutir um jogo de igual para igual e ganhar. Mais: temos de fazer com que os adversários acreditem que lhes podemos ganhar.»

Na mesma entrevista Carlos Queiroz garantiu ainda que não se demite se for eliminado na primeira fase e falou do campeonato português. Disse ter de escolher Saviola quando se fala no melhor jogador da Liga, mas que também deve salientar Di Maria e David Luiz. Por fim disse que Domingos é o treinador do ano. «Pegar num Fiat e ir atrás de um BMW não é para todos.»