Em oitavo lugar na Liga espanhola, e depois de ter sido afastado da Liga dos Campeões logo na pré-eliminatória (pelo Sp. Braga), o Sevilha olha para a Liga Europa como a única forma de chegar ao final da época com um sorriso. Daí que o duelo com o F.C. Porto, nos dezasseis-avos, adquira especial importância.

«Todos os jogos são importantes para nós, mas este é muito mais, pela necessidade de vencer. É fundamental ganhar ao Porto. A Liga Europa pode salvar a época, se bem que não vamos deixar de lutar pela presença na Liga dos Campeões», assumiu Gary Medel.

Analisado o F.C. Porto através de um vídeo exibido ao plantel, o médio chileno identifica um adversário «muito forte e muito competitivo».

O reforço de Inverno do Sevilha explicou ainda o motivo pelo qual é conhecido como «Pitbull», tanto no Chile como na Argentina, onde também jogou (Boca Juniors). «Começou quando tinha 18 anos e jogava na selecção sub-20. Dava tudo dentro de campo, e um colega começou a chamar-me assim, por ser lutador dentro do campo.»