O Shakhtar Donetsk, clube treinado pelo português Luís Castro, recebeu e venceu este sábado o Desna, por 3-2, em jogo da terceira de dez jornadas do play-off de apuramento de campeão na Ucrânia.

O antigo jogador do Sporting, Fernando, que esteve na primeira parte da época cedido aos leões – só jogou pelos sub-23 – estreou-se a marcar pelo Shakhtar, ao abrir o marcador aos três minutos. Fernando foi assistido por Dodô, lateral-direito que passou pelo V. Guimarães em 2018/2019.

A equipa da casa aumentou a vantagem aos 25 minutos, por Marlos, que um minuto antes tinha permitido a defesa ao guardião Past, numa grande penalidade. De penálti reduziu o Desna, por Favorov, aos 32 minutos.

Na segunda parte, Marlos bisou para o 3-1, aos 51 minutos. O Desna reduziu para a margem mínima aos 88 minutos, por Budkivsky, mas não evitou o desaire.

O Shakhtar soma agora 65 pontos e está perto do título nacional. Tem 16 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Zorya, quando faltam disputar sete jornadas e um total de 21 pontos. Duas vitórias podem bastar à equipa de Luís Castro para confirmar a conquista.