Esta noite, em St James Park, vão encontrar-se dois dos mais temíveis avançados da Europa. Quando Sporting e Newcastle entrarem em campo, Liedson e Alan Shearer vão ter em si as maiores atenções dos adeptos das duas equipas. Os dois têm juntos 18 golos na Taça UEFA, e esta noite pode acontecer o tira-teimas.
Com um contrato novinho em folha, que lhe vai permitir ser jogador e treinador na próxima época, Shearer é hoje uma referência do Newcastle. Com 10 golos na presente edição da Taça UEFA, o avançado inglês parece empenhar em quebrar recordes no clube do Norte de Inglaterra. Mas, para o Sporting, importa saber que com a dezena de golos que leva na competição europeia, é o melhor marcador.
Sem Kluivert, que conta com cinco golos, sem provavelmente Bowyer na equipa titular, que tem três, sobra a Souness Laurent Robert e Dyer como esperanças em chegar da melhor forma. E depois, claro, Shearer, que sozinho eliminou o Olympiakos na última eliminatória da Taça UEFA. Os 35 anos não pesam.
Liedson é mais novo e certamente não quer ficar atrás. Também tem três golos frente ao Dínamo Tblisi na fase de grupos. Mas o «levezinho» não conta com grandes penalidades para ajudar à marca. Quer ser o melhor marcador em Portugal e na Europa e certamente Inglaterra é um dos melhores palcos para o brasileiro, que já afirmou vontade de se mostrar.
Hugo Viana alerta para Liedson e elogia Shearer
«Liedson e Shearer são dois dos melhores avançados da Europa», definiu Hugo Viana para o site do Newcastle. «Não admira que estejam os dois a correr para o título de melhor marcador», comentou o médio português. «Liedson é um avançado brilhante. É bom de cabeça, não tanto como Shearer, trabalha muito e em cinco oportunidades marca quatro golos. Shearer é um grande jogador e os adeptos têm de estar contentes por permanecer mais um ano. É um grande capitão e o Newcastle precisa dele agora mais do que nunca.»
Mas este jogo não terá também nada a ver com aquele que aconteceu neste mesmo local em Dezembro, na fase de grupos da UEFA. O Newcastle passava uma crise de resultados, não podia contar com Shearer nem Kluivert, e ainda não se tinha tornado uma das poucas equipas a conseguir vencer o Chelsea de José Mourinho esta época. Mas se olharmos para o último encontro entre estas duas equipas, a 16 de Dezembro, que terminou empatado a uma bola, já nem Bellamy nem Custódio fazem parte das duas equipas para esta noite. Os dois jogadores marcaram os golos desse jogo, mas por diferentes razões não se podem reencontrar. O primeiro por estar agora emprestado, o segundo devido a lesão.
O Sporting conta com uma tradição de bons resultados em Inglaterra esta época, e poderá aproveitar a instabilidade criada por Lee Bowyer e Kieron Dyer no último fim-de-semana para retirar novo bom marcador. Mas os leões terão de contar também com um ambiente fantástico em St James Park.
«As pessoas em Portugal pensam que o Newcastle vai sofrer por causa da briga», referiu Hugo Viana. «A minha opinião? Acho que estarão mais fortes», respondeu. «Incidentes como aquele tornam as pessoas mais unidas e ainda mais excitadas para o próximo encontro. Será um grande jogo», previu o médio português, emprestado pelo Newcastle ao Sporting, que ficará de fora devido a um acordo de cavalheiros entre os dois clubes.
Equipas prováveis:
Newcastle: Given, Carr, OBrien, Taylor, Hughes, Dyer, Butt, Jenas e Robert, Ameobi e Shearer;
Sporting: Ricardo, Rogério, Beto, Polga, Rui Jorge, Rochemback, Carlos Martins, João Moutinho e Pedro Barbosa, Sá Pinto e Liedson;