Os árbitros da Liga vão passar a conversar entre si durante os jogos através de um sistema digital que permite ter todos os juízes em comunicação permanente. O sistema foi apresentado esta sexta-feira e vai ser utilizado a partir da próxima época.
Olegário Benquerença foi o juiz presente no Jamor para mostrar os novos meios técnicos ao serviço dos juízes da Liga. O sistema de audioconferência já é utilizado nas competições da UEFA, bem como nas Ligas inglesa, italiana e francesa, e cada conjunto para uma equipa de arbitragem custa entre quatro e cinco mil euros.
Com alcance até um quilómetro, este método permite aos quatro juízes falarem entre si através de quatro auriculares personalizados e em sistema fechado: está encriptado de modo a evitar interferências e tem um filtro de ruído.
Numa cerimónia que decorreu no Estádio Nacional, o presidente da Liga, Hermínio Loureiro, e o presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira, apresentaram várias medidas a nível técnico, de logística e de treino que pretendem melhorar as condições dos árbitros e serão postas em prática através de parcerias.