O Maisfutebol deu conta há cerca de um mês de uma iniciativa em Inglaterra de um site que pretendia conseguir uma base de subscritores que permitissem depois, através do pagamento de uma taxa de inscrição, recolher o dinheiro suficiente para comprar um clube.
Pois bem, a iniciativa teve o sucesso pretendido e até já há negociações para comprar um clube. Trata-se do Halifax Town, da League Conference, que corresponde em Portugal à terceira divisão (imediatamente acima dos regionais). O mais curioso é que foi o clube que procurou a comunidade MyFootballClub.
Mergulhado numa grave crise financeira, o Halifax não encontrou um parceiro que salvasse o clube, pelo que perante o espectro de fechar as portas acabou por recorrer à base de subscritores do site para que estes tomassem conta do clube e evitassem o seu fim.
Com uma dívida de cerca de 160 mil euros e um pedido de falência colocado em tribunal, o Halifax diz que não tem outra alternativa se não tentar convencer a comunidade que tem como sede um site na Internet a adquirir o clube. «Posso confirmar que fizemos uma aproximação ao MyFootballClub», disse o director de comunicação do Halifax, Geoff Ralph.
Myfootballclub está a estudar o negócio
O site de adeptos está agora a estudar a possibilidade colocada em cima da mesa. «Não estamos por dentro da situação financeira do Halifax, mas o clube é uma escolha popular entre os nossos membros, por isso é uma hipótese que vamos considerar», disse um advogado do MyFootballClub.
Para já, porém, o Halifax não é a hipótese que mais agrada aos adeptos. Numa sondagem feita no site, os subscritores colocam em primeiro lugar o Leeds United, seguido do Nottingham Forest, do Cambridge United, do Accrington Stanley e do Brighton. O Halifax surge em décimo, atrás ainda do Queen Park Rangers, por exemplo, mas à frente de Arsenal e Manchester United.
«Estamos a apenas quatro semanas do fim do período para receber fundos, por isso todos os contactos de clubes que considerem que os podemos ajudar serão bem vindos», acrescentou o advogado do MyFootballClub.
Recorde-se que a iniciativa do MyFootballClub passa por juntar pessoas de todo o Mundo numa mesma comunidade, com sede num site na Internet, para que com o dinheiro recolhido se possa comprar um clube.
A partir daí, todos os que fizeram a inscrição (pagando a respectiva cota) tornar-se-ão donos do clube, tendo uma palavra a dizer em toda a política desportiva do clube comprado (contratações, dispensas, escolha do treinador). A comunidade já juntou mais de 50 mil pessoas e recebeu mais de 150 mil euros só nas primeiras seis horas de recolha de fundos.