O Santuário de Fátima esgotou, hoje de manhã, a sua capacidade de alojamento gratuito para os peregrinos a pé, o que, segundo o padre Cristiano Saraiva, administrador da instituição, «não acontecia há anos».

O Santuário disponibilizou, nos últimos dias, alojamento gratuito para cerca de 1.120 peregrinos que, além de dormida, têm direito a uma refeição ligeira e banho.

Cristiano Saraiva disse à agência Lusa que os peregrinos são acolhidos neste serviço por ordem de chegada e são distribuídos por cinco locais, alguns do próprio Santuário, outros de instituições parceiras ou militares.

O facto de a peregrinação de 12 e 13 de maio deste ano ser ao fim de semana é o fator que o administrador do Santuário de Fátima aponta como explicativo para esta procura de alojamento gratuito junto dos serviços da instituição.

"Nem aquando da visita do papa [Bento XVI, em 2010] isto aconteceu", acrescentou o sacerdote.

Segundo o capelão do Santuário e assistente nacional do Movimento Mensagem de Fátima (MMF), Manuel Antunes, em direção a Cova de Iria não estiveram «menos de 35 mil peregrinos» nos últimos dias.

Mais de um milhar de voluntários estão a prestar assistência às pessoas que fazem a pé a peregrinação, acrescentou o responsável pelo serviço de apoio ao peregrino na instituição.

A GNR, por seu turno, espera cerca de 300 mil fiéis em Fátima hoje e domingo, para as cerimónias presididas pelo cardeal Gianfranco Ravasi, responsável pelo Conselho Pontifício para a Cultura.