Ole Gunnar Solskjaer, antigo avançado do Manchester United, apontou Carlos Queiroz como o homem certo para guiar a selecção portuguesa na qualificação para o Mundial 2010, que se realiza na África do Sul.

«Lembro-me de quando chegou ao Manchester United e das grandes ideias que tinha. Só nos adaptámos algum tempo depois e o clube ainda está a colher os benefícios, cinco anos depois. Tenho a certeza que vai ajudar Portugal», disse Solskjaer.

O actual treinador das reservas dos red devils, cargo que assumiu por indicação de Queiroz, visitou a escola «Football By Carlos Queiroz», em Carnaxide. Trocou os relvados pelo banco há menos de um ano, mas para já quer apenas «aprender» e não pensa vir um dia a substituir Alex Ferguson: «Não é um objectivo. Sempre tive grandes treinadores e agora cabe-me a mim ajudar e dar bons conselhos aos jovens jogadores».

Carlos Queiroz, que serviu de anfitrião à visita do avançado norueguês, apontou Solskjaer como um exemplo para os avançados da selecção nacional: «O Ole [Solskjaer] vem sempre à minha memória por ser um grande goleador. A maneira como treinava, a sua concentração durante os treinos e os jogos, a sua atitude dentro da grande área, o culto do detalhe e do pormenor tornavam-no especial».

O «baby-face killer», como era conhecido devido ao seu aspecto jovial, chegou a jogar com Cristiano Ronaldo no Manchester United. Solskjaer revela que foi um dos futebolistas que pediu a Alex Ferguson para contratar CR7, após a partida com o Sporting, na inauguração do Estádio Alvalade XXI. «Jogámos contra o Sporting em Lisboa, quando ele tinha 17 anos e foi inacreditável. Lembro-me que depois no balneário todos pedimos ao treinador para o contratar, porque iria ser o melhor do mundo», recordou.

Evandro Brandão e Manucho

Desde que assumiu o comando técnico das reservas dos red devils, Solskjaer cruza-se diariamente com as possíveis futuras estrelas do clube britânico. Entre elas estão os lusófonos Evandro Brandão e Manucho. «Temos jovens muito bons. O Manucho está emprestado ao Hull, o Evandro está a jogador na equipa mais jovem. Esperamos que evoluam como jogadores do Manchester United», ressalvou.

Solskjaer fez-se acompanhar pelo adjunto nas reservas do Manchester United, Warren Joyce, numa visita às instalações da escola do Manchester United, que também contou com a presença de Oceano e José Alberto Costa, observadores da Selecção Nacional.