O Irão está no Mundial 2006 e até é um dos adversários de Portugal no Grupo D depois de realizado na passada sexta-feira o sorteio da fase final. Os iranianos, por isso, seguiram em directo tudo o que se passou em Leipzig para conhecer a sua sorte ¿ ou quase tudo...
A modelo Heidi Klum, uma das pessoas escolhidas para apresentar a cerimónia, acabou por ser censurada devido ao vestido que usou. O futebol é cada vez mais tido como um fenómeno capaz de aproximar os povos, mas há coisas que ainda não são compatíveis com os preceitos da nacionalidade de cada um.
O Irão é uma república islâmica e esses preceitos no que respeita às mulheres são ainda bastante diferentes dos comportamentos, neste caso, europeus. A moledo alemã usou um vestido azul turquesa exclusivo desenhado pelo estilista Roberto Cavalli. E o que numa república laica como Portugal pode ser visto como um modelo de elegância, no Irão foi considerado indecoroso.
A publicação alemã «Bild am Sonntag» deu conta disso mesmo revelando que a transmissão iraniana permitiu ver em directo com quem vão os iranianos jogar no Mundial e todas as outras incidências do sorteio menos Heidi Klum censurando drasticamente todas as imagens da modelo no seu vestido considerado demasiado «sexy».