(artigo atualizado)

O Viktoria Plzen, da Rep. Checa, é o adversário do Sporting nos oitavos de final da Liga Europa.

Sorteio teoricamente favorável aos leões, que vão medir forças com o vice-campeão checo e que está a caminho de recuperar o título perdido na época passada para o Slavia Praga. A equipa da quarta maior cidade da Rep. Checa lidera o campeonato com 14 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, fruto de uma campanha imaculada com 15 vitórias e apenas dois empates.

Na Liga Europa, o Viktoria Plzen passou a fase de grupo na liderança do Grupo G, à frente de Steaua Bucareste, Lugano e Hapoel Be'er Sheva, tendo chegado a esta fase depois de eliminar os sérvios do Partizan Belgrado.

Para o sucesso da equipa checa esta temporada muito têm contribuído os golos de Michal Krmencik, avançado de 24 anos que leva 17 remates certeiros, quatro deles na Liga Europa e dois na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões: curiosamente frente ao Steaua Bucareste, futuro adversário na Liga Europa e conjunto que foi eliminado pelo Sporting no play-off de acesso à Liga dos Campeões.

Esta será apenas a segunda vez em que o destino cruza os leões com uma equipa checa nas competições europeias. Em 1978/79, o Sporting defrontou o Banik Ostrava (da então Checoslováquia) na 1.ª ronda da Taça das Taças, tendo perdido nas duas mãos por 1-0.

As datas dos jogos são 8 e 15 de março.