O antigo internacional inglês, Gary Lineker e a jornalista russa Maria Komandnaya vão conduzir o sorteio da fase final do Mundial2018, que se realiza no dia 1 de dezembro no palácio do Kremlin, em Moscovo.

Segundo a FIFA, Lineker e Maria Komandnaya vão ser acompanhados por mais oito pessoas, entre as quais o antigo futebolista russo Nikita Simonyan, internacional pela antiga União Soviética entre 1954 e 1958.

«Como jogador tive a sorte de participar em duas fases finais de Mundiais. Agora, é bastante especial estar envolvido em mais um torneio, agora no palco a revelar os resultados do sorteio. Estive do outro lado, à espera de saber que eram os meus adversários e sei como isso é excitante», referiu o inglês de 56 anos, citado pela FIFA.

O secretário-geral adjunto da FIFA, Zvonimir Boban, considerou ser «uma honra» ter Lineker a dirigir o sorteio, recordando que depois de deixar os relvados o inglês se tornou num comentador de futebol «com opiniões abertas e honestas que enriquecem a modalidade».

Por sua vez, Maria Komandnaya, uma das mais conhecidas jornalistas desportivas russas confessou estar «muito emocionada» por participar no sorteio, que vai revelar os adversários das 32 seleções apuradas.

«Acredito que o futebol é uma linguagem universal, capaz de unir as pessoas. Quero também mostrar ao mundo o quão bonito é o meu país e o quanto estamos ansiosos por receber o Mundial», disse.

Recorde-se que Lineker, atual comentador da BBC, participou em duas fases finais de Mundiais, em 1990 e 1986. No Mundial disputado no México o avançado sagrou-se o melhor marcador da competição com seis golos.