AO VIVO

O Sp. Braga recebe neste sábado a Académica, no regresso da equipa à Liga. Um regresso que já foi mais assustador. Os bracarenses começam a conseguir conciliar a competição interna com a competição europeia, encontram-se claramente em ascensão e já encontraram até o quarto lugar, que agora interessa manter. Tudo bem, portanto.

Ou quase. O jogo com o PSG foi na quinta-feira, ao início da noite. Pior do que isso, foi fisicamente esgotante. A prova disso, aliás, está no facto de Rentería, por exemplo, ter regressado lesionado. Ora sobre esse jogo passaram menos de 72 horas, o mínimo aconselhável para recuperar fisicamente. Pelo que a equipa estará naturalmente cansada.

É com esse cansaço e com o regresso a uma realidade menos motivadora que Jorge Jesus tem de lidar. «Confio em todos e sei que vou tomar as melhores opções», disse. «É um problema das grandes equipas e é fruto do crescimento do Sp. Braga, mas são problemas motivadores, temos de ir buscar forças e energias para estarmos fortes.»

Ora o tempo de recuperação foi também tema de polémica. O Sp. Braga lamentou que a Académica não tenha aceitado o adiamento do encontro, a formação de Coimbra reagiu que não foi solicitada a isso. «São situações para a parte administrativa resolver. Não motivo a minha equipa com nada que esteja fora da componente do jogo», disse Jesus.

Domingos lembra que nunca perdeu com Jesus

Do outro lado surge uma equipa que ainda não ganhou fora de casa, mas orientada por um treinador que nunca perdeu nos duelos com Jorge Jesus. «Espero manter essa invencibilidade», disse Domingos Paciência, para quem «quando a Académica conseguir uma vitória fora de casa, fará 27 pontos e irá conseguir a manutenção».

O técnico não desdenha, porém, o empate. «Vamos com intenção e vontade de ganhar mas sabemos que vamos ter pela frente um grande, com plantel de muita qualidade, uma equipa que está a fazer um bom campeonato e já o provou, como no jogo com o PSG, na quinta-feira. Estamos à espera de um Sp. Braga forte e muito motivado», disse.

Domingos imagina por isso um jogo difícil, para o qual não conta apenas com o central Amoreirinha. O central está recuperado, mas ainda não tem ritmo de jogo. Já Jorge Jesus não conta com o castigado Vandinho, nem com os lesionados Moisés, Paulo Jorge, Bruno Tiago e Meyong. Provavelmente Stélvio terá nova hipótese a titular.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Rodriguez, André Leone e Evaldo; Stélvio; Alan, Mossoró e Luís Aguiar; Rentería e Paulo César.

Suplentes: Mário Felgueiras, Filipe Oliveira, Frechaut, Edimar, César Peixoto, Jorginho, Matheus e Orlando Sá.

ACADÉMICA: Peskovic; Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes e Pedro Costa; Nuno Piloto, Cris e Tiero; Lito, Saleiro e Sougou.

Suplentes: Pedro Roma, Berger, Hélder Cabral, Júlio César, Miguel Pedro, Madej, Licá e Éder.