Foi como jogador do Sporting que João Pereira chegou à Seleção, mas foi no Sp. Braga que começou a sonhar com a convocatória. Confrontado com a presença de três jogadores dos «arsenalistas» nos eleitos de Paulo Bento, o lateral não se mostra «minimamente surpreendido».
«Fez um grande campeonato. É das equipas da Liga que tem mais portugueses. É um exemplo a seguir», disse o defesa, em conferência de imprensa.
João Pereira chegou à Seleção em Outubro de 2010, após o Mundial 2010, mas ainda alimentou a esperança de estar na África do Sul. «Comecei a acreditar quando estava no Sp. Braga. Foi quando o clube começou a fazer bons campeonatos, e chegou a estar em primeiro lugar. Foi antes do Mundial2010, mas acabei por não ser chamado. Depois fui para o Sporting e cheguei à Seleção. Tem sido passo a passo, desde que saí do Benfica para o Gil Vicente. Agora vou para o Valencia, e espero não ficar por aqui», respondeu.
Prestes a estrear-se numa grande competição, o jogador garante estar calmo. «É um momento único. Sempre sonhei com isto. Felizmente estou cá, e espero fazer parte das contas, nos jogos. Vou procurar também desfrutar», respondeu.
João Pereira terminou a época com alguns problemas físicos, mas garante que os mesmos estão ultrapassados: «Deveram-se a um problema na mão, e felizmente jogamos com os pés. Espero chegar ao Euro a cem por cento.»
O lateral prepara-se para travar duelos intensos com jogadores como Podolski ou Robben, mas espera responder à altura: «Já pensei nisso. Tenho de evitar que eles desequilibrem e tentar eu desequilibrar.»