Siga o jogo AO VIVO

Chega o derby mais ansiado do Minho e é sempre a mesma coisa: dane-se a classificação, atire-se a euforia de uns e a crise de outros às malvas, esqueça-se a história e os dados estatísticos. Nada disso conta quando se conhece a rivalidade entre o Sp. Braga e o V. Guimarães. Em 90 minutos apenas o sentimento de emulação estará em jogo.

O mais natural é que os oito pontos de distância na tabela classificativa se comprimam e aproximem os contendedores. Sp. Braga e V. Guimarães serão mais iguais do que nunca no relvado do Estádio Axa, esta segunda-feira à noite. Em nome de uma vizinhança mais atribulada do que pacífica, mais acicatada do que sensata.

Os marroquinos e os espanhóis, como «carinhosamente» se tratam, esperam com ânsia por este duelo. Na primeira volta, na Cidade-Berço, o nulo foi total e os opostos anularam-se mutuamente. Agora, à 20ª jornada, o contexto é necessariamente diferente. Mas, como escrevemos no lead desta antevisão, o que é que isso interessa?

Jesus não tem Meyong, Cajuda chama todos

Num claro apelo à união, Manuel Cajuda convocou os 23 jogadores disponíveis para a partida em Braga. A semana transacta, como as que lhe antecederam, foi madrasta para o treinador que levou os vitorianos às portas da Liga dos Campeões. Desta feita, apenas os lesionados Serginho, Andrezinho, Sereno e Douglas ficaram de fora das escolhas.

A equipa ocupa um cinzento nono lugar e está bem longe dos lugares de acesso europeu. Também por isso, o jogo de Braga é crucial às esperanças de um Vitória que tem andado o ano todo à procura da poção mágica bebida na temporada 2007/08.

Já o Sp. Braga, em caso de sucesso, junta-se ao Nacional e ao Leixões no quarto lugar. Depois da grande conquista em Liège, a maior preocupação de Jorge Jesus prende-se com o quadro clínico actual. Além do recorrente problema para preencher o eixo da defesa (André Leone é o único central disponível), desta vez Jesus não pode contar com Meyong. A lesão do camaronês deve permitir a entrada de Orlando Sá na equipa inicial.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Stélvio, André Leone e Evaldo; Vandinho, Alan, Luís Aguiar e Márcio Mossoró; Renteria e Orlando Sá.

Outros convocados: a lista ainda não foi divulgada

V. GUIMARÃES: Nilson; Lionn, Gregory, Moreno e Milhazes; Custódio e João Alves; Fajardo, Nuno Assis e Desmarets; Santana Carlos.

Outros convocados: Nuno Santos, Danilo, Luciano Amaral, Tiago Ronaldo, Flávio Meireles, Wênio, Luis Filipe, Carlitos, Jean Coral, Marquinho, Roberto e Cícero.