José Peseiro convocou Rafa para a deslocação do Sp. Braga ao Estoril, em jogo da terceira jornada da Liga, mas acabou por deixar o jogador de fora das opções para a partida e fê-lo sentar-se na bancada ao lado de Martínez.

No final do jogo, que acabou com a vitória bracarense (1-3), explicou a decisão: «É um excelente jogador e mesmo com o ambiente que se tem criado tem mantido a atitude e o empenho com a equipa. Convoquei-o para avaliar hoje se estava disponível ou não para jogar. Achei eu, perante a pressão que tem aumentado e porque o jogador tem um sonho, que não tinha condições. Escolhi outro. Entendi que não estavam reunidas as condições para jogar.»

Assim, Rafa viu o jogo nos camarotes por cima da bancada poente do Estádio António Coimbra da Mota. O ainda jogador do Sp. Braga, que estará perto de assinar pelo Benfica, assistiu de perto aos exercícios de aquecimento e respondeu afirmativamente aos vários pedidos dos adeptos canarinhos que o interpelaram para tirar várias fotografias com ele. Tudo isto de forma muito descontraída.