«Saber o que tem de fazer quando não tem bola e ter a mesma agressividade do Penafiel» é a receita de Sérgio Conceição, treinador do Sp. Braga, para que os Guerreiros consigam sair do Estádio 25 de abril, em Penafiel, com um triunfo. Apesar da diferença classificativa entre o Sp. Braga (5º com 18 pontos) e o Penafiel (17º com 4 pontos), o treinador dos bracarenses não espera facilidades, até porque «não há jogos acessíveis» na Liga.
 
Depois do triunfo em Guimarães, a contar para a Taça de Portugal, o técnico perspetivou o jogo com o Penafiel, da 11ª jornada, dizendo que espera a mesma atitude do dérbi minhoto.
 
«Às vezes, os jogos que, teoricamente, possamos pensar que são mais fáceis acabam por não ser, pelo que temos de entrar com a mesma atitude, o mesmo querer e a mesma ambição que tivemos no último jogo», referiu na sala de imprensa do Municipal de Braga.
 
Sérgio Conceição aponta as dimensões do campo do Penafiel como um fator a ter em conta: «Vai ser um jogo extremamente difícil, o Penafiel ganhou os últimos jogos, teve tempo para preparar este jogo, e vai ser complicado para nós. Vai depender da nossa maneira de estar e de entrar em campo, estamos identificados com o Penafiel, que é mais forte em casa e tem o apoio do seu público, mais o campo, que não ajuda».
 
O treinador dos bracarenses diz que as dimensões do Estádio 25 de abril tornam «muito mais fácil trabalhar o processo defensivo do que o ofensivo», afirmando que marcar um golo cedo poderá desbloquear o encontro.
 
As estatísticas comprovam que o Sp. Braga normalmente passa por dificuldades em Penafiel. Em doze deslocações venceu apenas duas. Sérgio Conceição dá pouca importância a esse dado: «É uma estatística curiosa, sabendo, em termos históricos, o valor do Penafiel e do Braga. Com muito respeito pelo Penafiel, que foi a minha primeira equipa como sénior, é apenas mais um dado, faz parte da minha maneira de ser ver essas situações, mas não são significativas, porque todos os jogos são diferentes».
 
O encontro entre Penafiel e Sp. Braga está agendado para as 18horas deste sábado. Os convocados do Sp. Braga apenas são divulgados no próprio dia do jogo, permanecendo a dúvida em torno de quem vai ocupar a vaga de lateral esquerdo. Goiano foi expulso em Guimarães, enquanto que Tiago Gomes e Djavan treinaram de forma condicionada durante a semana.