O Sp. Braga vai fazer no domingo, na visita ao Santa Clara, o 11.º jogo no espaço de pouco mais de um mês (33 dias), ou seja, uma média de um jogo a cada três dias, e Carlos Carvalhal assegura que a equipa está moralizada.

«Nós vamos estar bem, sentimo-nos fortes e moralizados, estamos preparadíssimos, tivemos mais um dia do que habitualmente temos tido para preparar o jogo e isso é um facto importante para nós. É um bom campo em termos de dimensões, que dá para jogar, espero que o relvado permita que seja um excelente jogo», disse o técnico, na antevisão da partida.

Os minhotos já defrontaram duas vezes os açorianos esta época, ambas em casa, tendo perdido o jogo da segunda jornada do campeonato (1-0) e vencido o dos quartos de final da Taça de Portugal (2-1), há 15 dias.

«Fizemos dois excelentes jogos contra o Santa Clara, uma equipa boa, bem orientada, com uma boa dinâmica. Independentemente dos resultados, tivemos duas prestações de grande nível, porque o Santa Clara também nos obrigou a jogar a isso», disse.

Para o treinador dos minhotos, o jogo de domingo «terá características muito idênticas aos outros dois, entre duas equipas boas, positivas, a tentar ganhar», mas «o histórico entre as equipas conta pouco quando o árbitro apita para começar».

«Temos que estar preparados para o jogo, conhecer bem as dinâmicas do adversário, os seus pontos fracos, porque todas as equipas os têm, tem obviamente pontos fortes, que queremos esconder», disse.

O treinador revelou que o médio Castro «continua a manifestar alguma dor» e não está apto para este jogo e, possivelmente, também para quinta-feira, diante da Roma, a contar para os 16 avos de final da Liga Europa.

«Infelizmente a situação do Castro é um bocadinho mais grave do que aquilo que esperávamos. Ainda tínhamos expectativas de o recuperar principalmente para o segundo jogo com o FC Porto. No primeiro jogo ele tentou treinar no dia anterior e ainda sentiu muita dor. Teve de ser reavaliado, fez um exame complementar de diagnóstico mais profundo e infelizmente não foi possível recuperá-lo para o segundo jogo. Ele ainda vai estar impossibilitado para este jogo e ainda para quinta-feira. É uma questão de ultrapassar a lesão que tem e aí já vai poder ser utilizado», explicou.

O técnico lamentou mais uma vez a lesão grave (fratura do tornozelo direito) de David Carmo, na quarta-feira, diante do FC Porto, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal (1-1), mas deixou uma nota positiva.

«Lamento muito pelo David, um jovem promissor. Felizmente, sendo uma lesão grave, não é tão grave como poderia ter sido porque não houve distúrbio ligamentar, que é importante para a recuperação e a parte funcional dele. Vai demorar, mas vai ter uma recuperação completa, não vai ficar com qualquer tipo de limitação e isso é um dado extremamente positivo, a cirurgia correu bem e desejamos que ele recupere o mais rapidamente possível», disse.

Sporting de Braga, terceiro classificado, com 37 pontos, e Santa Clara, sétimo, com 25, defrontam-se a partir das 17:30 de domingo (hora de Lisboa), no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, Açores, jogo que será arbitrado por João Pinheiro, da associação de Braga.