O dérbi minhoto com o V. Guimarães trata-se de «um jogo importante» para o Sp. Braga «porque é o próximo». É essa a convicção de Jorge Simão, que na antevisão ao encontro da 18ª jornada da Liga acrescentou, contudo, que «mais do que nunca é preciso ser guerreiro» no embate com os vimaranenses.

«Mais do que nunca é preciso ser guerreiro. A nossa função é fazer com que se alastre a todos os que vivem dentro do clube e no universo do Braga, sócios ou simpatizantes, e que se unam neste espírito guerreiro. Há uma coisa que tenho clara: nós jogamos para os sócios e eles têm de sentir fundamentais. Amanhã teremos um número bastante considerável de gente que torce por nós e queremos ter um ambiente guerreiro que nos ajude nas fases mais difíceis do jogo», referiu o treinador do Sp. Braga em conferência de imprensa.

A ambição de Jorge Simão é que a meta dos 65 pontos esteja mais próxima no final do encontro. «Independentemente do adversário e da posição a única coisa que nos guia são os pontos. Faltam-nos 29 pontos e queremos que por volta das 22h00 de domingo nos faltem 26. Não é um jogo que acarrete mais responsabilidade para nós», sublinhou.

«Gostaria de massacrar durante 90 minutos»

Questionado sobre o estilo de jogo que os arsenalistas poderão apresentar, o treinador diz que há ainda passos a ser dados e que o mais importante são os três pontos. «Tenho a ideia de como queria que as coisas estivessem. Mas há passos que têm de ser consolidados. Gostaria de massacrar durante 90 minutos, mas isto é um jogo, que tem a resistência de um adversário. Quero é chegar ao fim com 3 pontos».

Ainda assim, apesar de não atribuir maior grau de responsabilidade ao dérbi, o treinador diz ter noção do caráter especial do encontro. «Não sendo daqui, conheço bem esta rivalidade. E tenho o privilégio de viver por dentro. É um chavão dizer que a componente emocional prevalece sobre outras. Temos oportunidade de desfrutar e queremos dar uma alegria a todos os que sentem o Braga», assumiu, acrescentando que «o favoritismo se esfuma» neste tipo de jogos.

Em relação ao V. Guimarães, o treinador elogiou o adversário e recusou-se a fazer uma análise centrada no avançado Soares: «Fizeram uma aposta forte nesta época, recrutou bons jogadores e tem um treinador competente. Tem legítimas aspirações europeias e, pelo bom campeonato que tem feito, alguns jogadores são alvos de clubes de outra dimensão. Soares? Jamais pensarei numa individualidade. O Vitória é uma boa equipa e funcionam como equipa».

O dérbi minhoto antecede a fase final da Taça da Liga, mas Jorge Simão não acredita que os próximos jogos influenciem o jogo deste domingo. O pontapé de saída está agendado para as 20h15 no Estádio Municipal de Braga.