Num só jogo, José Mourinho viu ruir o registo caseiro de invencibilidade e pode ter dito o adeus definitivo ao título espanhol. O Sp. Gijón, do português Castro, venceu por 0-1, com um golo marcado por De Las Cuevas aos 79 minutos.

Barcelona ganha e tem a Liga na mão

Mourinho: «Se quisesse, tinha empatado 0-0»

O Real Madrid dispôs de várias ocasiões para, pelo menos, empatar o encontro, mas este era um daqueles jogos em que a bola teima em não entrar. Aliás, Ricardo Carvalho ainda introduziu uma bola na baliza do Sp. Gijón, logo no primeiro minuto do jogo, mas o lance foi invalidado porque tinha saído do terreno aquando do passe de Albiol.

A equipa de Manolo Preciado, que, recorde-se, se envolveu em polémica com Mourinho no jogo da primeira volta, foi resistindo às investidas do rival e disferiu o golpe final por De las Cuevas, após passe atrasado de Nacho Novo.

Mourinho: algum dia teria de ser (opinião)

Até ao final o Real tomou de assalto a baliza de Juan Pablo, mas, com maior ou menor dificuldade, todas as tentativas foram sanadas.

Caso vença em Villarreal, o Barcelona passará a ter oito pontos de vantagem sobre o Real Madrid, a oito jornadas do fim.

Do trio de portugueses do Real Madrid, apenas Ricardo Carvalho foi titular. Pepe entrou na etapa final do desafio, enquanto Cristiano Ronaldo ficou de fora, pois continua a recuperar de lesão.

O jogo tinha tudo para ser de festa. Nas bancadas estava Ronaldo, o «Fenómeno», que foi homenageado antes do apito inicial pelo tempo que passou na capital espanhola. E Mourinho fez ainda regressar aos relvados o argentino Higuaín, após longa paragem por lesão.

Filme do jogo

1 min GOLO ANULADO AO REAL MADRID. Ricardo Carvalho introduz a bola na baliza, após passe de Albiol, mas o árbitro diz que a bola já tinha saído pela linha de fundo. No lance lesionou-se Canella, do Gijón, sendo substituído por Ángel.

45 min INTERVALO. Apesar do domínio «merengue» ninguém conseguiu desfazer o nulo.

56 min HIGUAÍN VOLTA AOS RELVADOS. O avançado argentino regressa após longa lesão, entrando para o lugar de Granero. É a grande aposta de Mourinho para quebrar a resistência do rival.

57 min SAI CASTRO NO GIJÓN. O médio português dá o lugar a Eguren.

78 min GOLO DO SP. GIJÓN (0-1). Jogada de Nacho Novo e remate vitorioso de De Las Cuevas a adiantar o Sp. Gijón. O recorde de jogos sem perder em casa de José Mourinho está em risco!!

Equipas oficiais

REAL MADRID: Casillas; Sérgio Ramos, Albiol, Ricardo Carvalho e Arbeloa (Pepe, 70); Lass, Kherira e Ozil; Di María (Canales, 70), Adebayor e Granero (Higuaín, 56).

Não utilizados: Dudek, Garay, Juanfran e Juan Carlos

SP. GIJÓN: Juan Pablo; Lora, Botía, Hernandez e Canella (Ángel, 2); Rivera e Cases; Nacho Novo, Castro (Eguren, 57) e De Las Cuevas; Barral (Sangoy, 76).

Suplentes: Raul, Gregory, Ayoze e Alvarez.

Veja o golo que acabou com o recorde de Mourinho: