6 de agosto de 2003. Faz 10 anos esta noite que o Sporting inaugurou o seu novo estádio. Para trás ficava o velho Alvalade, o futuro era o complexo Alvalade XXI, muito diferente do antecessor, muito colorido, preparado para receber 50 mil espectadores. Teve casa cheia na estreia e convidado de honra na inauguração, nada menos que o Manchester United. O resto é história. Menos de uma semana depois o gigante ingês levava Cristiano Ronaldo. 6 de agosto de 2003 foi também o último dia de CR em campo com a camisola do Sporting.

Antes daquela noite de Alvalade era o Barcelona quem tinha na mira o miúdo de 18 anos que usava o número 28 em Alvalade. Os catalães, escreveu-se, estariam na inauguração para o ver ao vivo. Mas, depois daqueles 90 minutos em Alvalade, Alex Ferguson não perdeu tempo. A 11 de agosto Ronaldo já estava em Manchester para assinar. Os ingleses pagaram qualquer coisa como 17 milhões de euros por aquele que viria a tornar-se o melhor do mundo.

Voltando a 6 de agosto de 2003, em Lisboa. O Sporting, com Fernando Santos no banco, marcou primeiro. Luís Filipe fica para a história como o homem que marcou o primeiro golo da história do novo Alvalade. Depois foi João Pinto, dois golos na segunda parte, 3-0 para os leões. Antes do final do jogo, o golo do Manchester aconteceu numa infelicidade de Hugo. Autogolo a selar o 3-1 final na festa dos leões. Recorde aqui a FICHA DE JOGO , para ver quem jogou, de um lado e do outro. E ver também as notas que o Maisfutebol atribuiu aos jogadores.

Já agora, pode ler aqui o relato Ao minuto, para recordar cada momento daquela noite.

Na galeria associada pode ver também imagens daquela noite, há 10 anos.