Estrela: Montero

Este sim, ameaça ser reforço. Fez três golos que são uma excelente amostra para o futuro, todos eles na zona de finalização, e trouxe movimentos muito interessantes ao ataque. É um jogador tecnicamente evoluído, frio com a bola nos pés e pode por isso fazer a diferença na área adversária.

Positivo: Wilson Eduardo

Mereceu a titularidade tal como acontecera no particular com a Fiorentina e respondeu com aquele jeito muito particular de jogar à bola: esforço, concentração e alguma ousadia. Foi dele a assistência para o golo de Montero, feito ao qual juntou um golo e muita profundidade ofensiva à equipa.

Negativo: Defesa do Arouca

Dificilmente o Sporting vai encontrar um adversário que cometa tanto erros defensivos. O golo de Montero foi nesse sentido lapidar: após um cruzamento junto à linha, os centrais saem e deixam o colombiano na cara do golo. Mas houve mais, e Carrillo por duas vezes podia ter aproveitado.

OUTROS DESTAQUES:

William Carvalho

Não descuidou as tarefas defensivas, recuperou bolas e fez pelo menos um bloqueio na área de Rui Patrício que foi fundamental, mas esta tarde evidenciou-se mais pela velocidade que deu às saídas para o ataque: um mão cheia de aberturas inteligentes, uma das quais originou o segundo golo.

Adrien Silva

Recuperou de uma lesão e Leonardo Jardim não hesitou em lançá-lo no onze: dentro de campo, Adrien Silva mostrou que é por estes dias fundamental. Foi provavelmente o jogador que mas tocou na bola, defendendo, atacando e dando ao futebol coletivo um ritmo que mais ninguém dava.

Maurício

Voltou a fazer um golo em Alvalade e na baliza virada a nascente, tal como tinha feito com a Real Sociedad: de cabeça, após um canto, numa zona difícil de chegar para o guarda-redes. É certo que defensivamente cometeu erros, mas o jeito de antes quebrar do que torcer faz falta a este Sporting.

Rui Patrício

A utilização de Rui Patrício veio envolta em títulos de jornais, depois do guarda-redes ter sido punido com um jogo de suspensão e ter, de acordo com o Sporting, cumprido esse castigo pela equipa B. Indiferente a isso, no campo, o guarda-redes fez duas defesas que seguraram a vitória.

Roberto

É certo que Bruno Amaro fez o golo que encheu de esperança o Arouca, mas foi Roberto que nos momentos mais difíceis tentou agitar o futebol da equipa de Pedro Emanuel: em dois remates obrigou Rui Patrício a defesas complicadas. Teve pouca bola, mas quando a teve não hesitou.

Gerson Magrão

É verdade que foi dele o canto que permitiu a Maurício empatar o jogo, mas mesmo assim Gerson Magrão durou pouco mais de meia hora: Jardim trocou-o cedo por André Martins, numa prova de que o brasileiro não estava a corresponder: lento e denunciado, não era o dez que a equipa precisva.