Durante o VIII Congresso Leonino, a decorrer em Santarém, Bettencourt manifestou publicamente a sua posição: «Sinceramente, do fundo do coração, tenho pena de não poder corresponder a este desafio, tenho pena de não poder congregar este clã, que é fantástico, e mostrou que está vivo, por todas as razões e mais algumas.»

«Eu não tenho capacidade, nesta altura, para corresponder a esse desafio. Se achasse que tinha capacidade e possibilidade de o fazer, a comunicação social tinha sabido directamente por mim. Nunca daria recado numa matéria tão séria como essa. Mais uma vez lamento que se tenham gerado algumas expectativas que não tinham razão de ser¿, referiu o vice-presidente do conselho directivo do Sporting.

Filipe Soares Franco admitiu alguma preocupação face à falta de candidatos. «Estou relativamente preocupado, por estarmos, praticamente, a dois meses da data das eleições e não haver nenhum candidato oficialmente assumido. O tema está em cima da mesa, porque dois meses não é muito tempo para os potenciais candidatos fazerem a sua lista, fazerem o seu projecto e venderem esse projecto aos sócios», refere o dirigente.