Rafa é um jogador que interessa ao FC Porto. O avançado do Sp. Braga está na shortlist dos dragões há mais de dois anos e a mudança para o Estádio do Dragão é, de facto, possível, apurou o Maisfutebol.

Este é, porém, um negócio com contornos distintos. Porquê? Porque as conversas têm sido mantidas diretamente entre Pinto da Costa e António Salvador, presidentes dos clubes envolvidos, e poucas informações têm saído para os restantes responsáveis.

Rafa, entretanto, continua de férias após ter estado no Campeonato da Europa de Sub-21.

O que se sabe é isto: o FC Porto, na pessoa do seu líder, já informou o Sporting Braga das suas intenções relativamente a Rafa, embora não exista, até ao momento, nenhuma proposta formal em cima da mesa.

A boa relação entre Pinto da Costa e Salvador pode facilitar o acordo e resolver tudo rapidamente, caso esse interesse dos dragões avance para o próximo patamar negocial. 

Há, no entanto, outros dados a considerar:

. se Rafa for contratado, onde vai encaixar no desenho de Lopetegui? No Sporting Braga tem sido quase sempre extremo e no FC Porto já há quatro elementos para o desempenho da função - Quaresma, Brahimi, Tello e Hernâni -, além de Ricardo Pereira, Adrián López e Alberto Bueno;

. a época passada não confirmou o crescimento exuberante de Rafa em 2013/14, cujo epílogo foi a chamada ao Mundial do Brasil. Rafa fez menos golos (dois no campeonato e três na taça), não atingindo o nível de excelência que os dados anteriores faziam prever. 

Em suma, o interesse do FC Porto é real, o negócio é possível, tudo está nas mãos dos dois presidentes.