José Cardinal está a ser investigado por suspeitas de corrupção. O árbitro assistente internacional terá recebido na sua conta bancária dois mil euros, em vésperas de um jogo entre o Sporting e o Marítimo a contar para a Taça de Portugal. A informação é avançada na edição desta quarta-feira do Diário de Notícias.
Escreve o mesmo jornal que o depósito em numerário foi efetuado num banco da ilha da Madeira e que a denúncia chegou ao Sporting através de uma fonte anónima. Nessa denúncia estaria uma cópia do talão de depósito dos dois mil euros, bem como um depoimento datilografado do denunciante.
Os dirigentes do Sporting entregaram o caso a Fernando Gomes e o presidente da FPF passou-o de imediato à Polícia Judiciária. Nesta altura, acrescenta o DN, a acusação está a ser investigada pela Unidade Nacional Contra a Corrupção (UNCC).
Recorde a crónica do Sporting-Marítimo
Apesar das várias tentativas do Maisfutebol, Vítor Pereira (presidente do Conselho de Arbitragem da FPF) e Gustavo Sousa (líder da APAF) mantiveram-se incontatáveis ao longo de toda a manhã desta quarta-feira.
A única reação surgiu pela boca de Godinho Lopes. O presidente do Sporting, à margem de uma outra ação do clube, deixou um breve comentário aos jornalistas presentes. «O caso está a ser averiguado e em segredo de justiça», referiu o dirigente leonino.
Resta referir que o Sporting-Marítimo, da taça, realizou-se a 23 de dezembro de 2011. O árbitro principal do encontro foi Artur Soares Dias e José Cardinal não esteve presente. Os árbitros assistentes foram Rui Licínio e João Silva.
O Conselho de Arbitragem da FPF anunciou a substituição de Cardinal invocando «motivos pessoais».
No final do jogo, relativo aos quartos-de-final da segunda maior prova nacional, Pedro Martins foi a voz mais crítica à arbitragem. «Por isso é que, por vezes, mais vale fazer como o senhor Cardinal e ficar em casa», disse após o jogo o treinador do Marítimo.
José Cardinal acompanhou Olegário Benquerença no Campeonato do Mundo de 2010, realizado na África do Sul. O juiz tem 45 anos, pertence aos quadros da AF Porto e já foi nomeado para nove jogos da I Liga esta temporada.