A dúvida está lançada: será que Rui Patrício pode defender a baliza do Sporting na receção ao Arouca, em jogo da primeira jornada da Liga 2013/14, embora tenha sido expulso frente à Fiorentina? Em causa está, uma vez mais, a leitura dos regulamentos, em concreto as circunstâncias especiais das equipas B.

É que no entender de José Manuel Meirim, professor de Direito do Desporto, o jogador cumpriu castigo ao não ser utilizado pela equipa B leonina, que nesta sexta-feira venceu o Beira Mar por 3-1. «O Rui Patrício foi punido com um jogo de castigo, decisão notificada nesta sexta-feira. No meu entender essa suspensão é cumprida no primeiro jogo oficial a seguir», sustentou, contactado pelo Maisfutebol.

Meirim argumenta que «caso não tivesse sido expulso, Patrício estava elegível para a equipa B, pelo que não jogar cumpriu o castigo». «A expulsão não foi inserida em nenhuma competição profissional, em nenhuma organização oficial. O Sporting até podia ter marcado um jogo particular para estes dias», acrescenta.

Ao que o nosso jornal apurou, o cenário da utilização de Rui Patrício no domingo continua em cima da mesa, mas pesando também o risco que significaria a utilização do guarda-redes, e o imbróglio jurídico que podia daí resultar.

[artigo atualizado]