Foi uma das surpresas do último dia de mercado: o Sporting inscreveu Elias na Liga de Clubes. Quer isto dizer que o brasileiro passa a estar regularmente disponível para ser opção nos jogos tanto do Sporting como do Sporting B.

Apesar desta inscrição significar que Elias passa a ser um jogador elegível para a competição, o pai do atleta garantiu ao Maisfutebol que até agora nada mudou.

«O Elias não foi avisado de qualquer alteração e continua a trabalhar com a equipa B. Tanto para mim como para ele esta situação é entendida como uma forma do Sporting precaver o futuro na possibilidade de uma transferência não acontercer.»

De resto, acrescentou Eliseu Trindade, ainda este sábado Elias trabalhou à margem da equipa principal. O que vem de encontro à informação de que, para já, Elias não conta para Leonardo Jardim porque a vontade do Sporting passa por transferir o jogador.

«Não entendemos esta inscrição como uma forma de dizer que o Sporting quer reintegrar o Elias ou que deixou de querer transferi-lo porque não recebemos nenhuma indicação nesse sentido. O Elias não informado de nenhuma alteração», acrescentou.

«O Flamengo já disse publicamente que vai esperar pelo Elias até dia 10 de fevereiro, por isso vamos continuar a trabalhar nessa negociação. Dia 10 de fevereiro é a data limite para o Flamengo inscrever os jogadores na Taça Libertadores e se não puder inscrever o Elias na Libertadores, o Flamengo não tem intenção de o contratar. Até lá tudo pode ainda acontecer.»

Eliseu Trindade continua a dizer que a vontade de Elias é transferir-se para o Flamengo e que essa é a outra possibilidade que está em cima da mesa.

«Se não acontecer, o Elias vai querer fazer valer os seus direitos: vai querer receber o dinheiro que tem em falta e vai querer trabalhar com a equipa principal, que foi para isso que assinou com o Sporting.»

A inscrição do médio brasileiro, tudo o indica, poderá ter apenas consequências a partir do momento em que uma transferência deixar de ser hipótese. Para já, e enquanto Elias não for utilizado, os mercados russo e ucraniano, por exemplo, ainda são hipótese até ao final do mês.

O mercado brasileiro está aberto até mais tarde, e neste caso Elias até pode ser utilizado e transferir-se na mesma. Desde que surjam interessados para além do Flamengo.