A oficialização da contratação de Jeffrén por parte do Sporting está por horas. A garantia foi dada ao Maisfutebol por Efren Suarez, pai do extremo espanhol. Perante a pergunta se estava confirmado que o filho estava certo em Alvalade, o pai e empresário respondeu com um «tudo indica que sim».

«Neste momento as coisas estão praticamente definidas. Já temos um acordo completo com o Sporting e, pelo que me informaram, os clubes também já chegaram a um entendimento. Falta apenas uma conversa da nossa parte com o Barcelona para definir alguns pormenores que estão em falta», referiu.

Confirmando que o acordo será por cinco anos, Efren Suarez diz que nesta altura espera um telefonema do Barcelona. «Tenho de falar com o director-desportivo, Zubizarreta, para acertar algumas coisas. Depois dessa conversa podemos viajar para Lisboa, para realizar os exames médicos e assinar».

Pronto para deixar os Estados Unidos a qualquer altura

Para já, de resto, Jeffrén mantém-se nos Estados Unidos, tendo chegado a Miami para a segunda fase da digressão do Barcelona pela América, mas pronto para viajar. «Nas próximas horas deve fechar-se a negociação. Entre hoje e amanhã devemos oficializar a transferência e então ele terá de viajar.»

Ora Jeffrén está pronto para embarcar a qualquer momento. O extremo de 23 anos nem sequer foi opção no jogo com o Manchester United, provavelmente por já estar de saída do Barça. O pai garante mesmo que chega em breve. «Está tudo acordado entre nós, só falta meter as coisas no papel.»

Jeffrén Suarez é um extremo-direito de 23 anos, que pode jogar também pela esquerda ou no apoio ao ponta-de-lança. Nasceu em Bolívar, na Venezuela, mas viajou com apenas um ano com a família para Tenerife, nas Ilhas Canárias. Por isso optou pela naturalidade espanhola e pela selecção Rioja.

Ainda foi convocado pela Venezuela para a Copa América 2007, quando tinha apenas 19 anos, mas declinou o convite para jogar por Espanha. Começou a representar a selecção sub-19 e recentemente sagrou-se campeão europeu sub-21, numa equipa onde também estava Diego Capel.

A estreia como profissional marcada por... Saviola

Entrou nas escolas de formação do Barcelona com 16 anos e estreou-se na equipa principal com 18 anos pela mão de Rijkaard. Aconteceu num jogo da Taça do Rei (4-0), a 8 de Novembro de 2006, frente ao modesto Badalona. Jeffrén entrou em campo aos 85 minutos em substituição de... Javier Saviola.

Dois anos depois, com a subida de Guardiola à primeira equipa, Jeffrén estabeleceu-se definitivamente como jogador do plantel principal do Barcelona. Desde então fez 31 jogos oficiais pelo campeão europeu e apontou três golos. Um deles... a Mourinho: Jeffrén fechou a goleada (5-0) ao Real Madrid.

A mudança para Alvalade surge quando Jeffrén entrava no último ano de contrato. O Barcelona deve contudo garantir uma opção de recompra do promissor jovem. «Ele está muito entusiasmado. O Sporting luta por títulos, joga a Liga Europa, é um bom clube para ele evoluir», conclui o pai Efren Suarez.

Veja como joga Jeffrén:



Veja um grande golo ao Xerez:



Veja o golo ao Real Madrid: