O primeiro treino aberto da época levou cerca de meia centena de sócios do Sporting à Academia de Alcochete, mas João Gonçalves ficou longe dos olhares. O lateral direito apresenta dores no joelho esquerdo, de acordo com a informação disponibilizada pelo clube, e por isso foi dado como inapto.

Na mesma situação está Luis Aguiar, operado na véspera, para debelar um síndrome pubálgico. Alberto Rodríguez, André Carrillo e Matías Fernández continuam ausentes por força da participação na Copa América, enquanto que Santiago Arias prepara o Mundial sub-20. Onyewu cumpre os últimos dias de férias, uma vez que disputou recentemente a Gold Cup com a selecção dos Estados Unidos.

O técnico Domingos Paciência contou com vinte e cinco jogadores no campo principal da Academia, incluindo sete elementos oriundos da equipa de juniores (Betinho, que saiu mais cedo devido a um problema físico, e também Bruma, Edgar, João Mário, Juary, Tiago Ilory e Zezinho).



A sessão, que durou aproximadamente uma hora, contou com alguns exercícios de finalização, na sequência de passes a partir dos flancos. Na parte final o plantel dividiu-se em quatro grupos, que foram trocando de lugar em «peladinhas» em espaço reduzido (uma com balizas pequenas e outra com balizas normais).

A competição interna gerou boa disposição, e a habitual fotografia com a equipa vencedora foi tirada por todas as equipas. De referir, ainda assim, que a melhor prestação foi dos coletes brancos, vestidos por João Mário, Juary, Rubio, Yannick e Schaars.