Alvalade gelou em Abril de 2008. O sonho de repetir a final europeia de 2005, cimentado pelo nulo conseguido em Glasgow, caiu com estrondo em casa, com dois golos sem resposta. O Rangers seguia para as meias-finais.

Os leões terão agora oportunidade para vingar o resultado. Pela frente estará o líder isolado do campeonato escocês, acabadinho de sair da Liga dos Campeões. Internamente, não há muito a apontar. O Gasgow Rangers está em primeiro, tem mais três pontos que o velho rival Celtic e, em 15 jogos, só perdeu um.

Na Europa, houve algum espaço para o sonho, sobretudo através do empate a zero conseguido em Old Trafford, no arranque, mas a missão revelou-se impossível. Manchester United e Valência ficaram com as vagas nos «oitavos», o Rangers superou o estreante Bucaspor na corrida pela Liga Europa. Segue-se Alvalade.

No plantel não há nomes famosos. Kenny Miller, avançado escocês, tem sido o abono de família. Já soma 19 golos, mais um do que em toda a temporada passada e os homens de Paulo Sérgio terão de vigiá-lo muito bem.

O técnico do Sporting pode, ainda, socorrer-se de um espião de luxo: Pedro Mendes. O médio leonino ainda tem bem frescos os anos passados na Escócia e conhece grande parte do grupo de Walter Smith, o já histórico treinador dos «protestantes».

Um olhar mais atento pelo grupo descobre um jogador de parco currículo, mas nome famoso: Andy Webster. Sim, esse tal que tem uma lei com o seu nome. Paulo Assunção usou-a para deixar o F.C. Porto. Liedson, como pode ver no vídeo abaixo, não quis.



Plantel do Glasgow Rangers:

Guarda-redes: Allan McGregor, Neil Alexander e Grant Ada

Defesas: David Weir, Sasa Papac, Richard Foster, Bougherra, Whittaker, Broadfoot, Andy Webster, Ross Perry, Darren Cole, McMillan e Greg Wylde.

Médios: Maurice Edu, Naismith, Wladimir Weiss, Lee McCulloch, Steven Lennon, Steven Davis, Stephen Stirling, Andrew Shinnie, Kyle Hutton e Jamie Ness.

Avançados: Kenny Miller, James Beattie, Kerkar, Jelavic, Lafferty, Andrew Little, John Fleck e Rory Loy.