O Sporting recebe sábado o F.C. Porto sem saber o que é marcar um golo a Helton: nenhum jogador do atual plantel alguma vez marcou ao guarda-redes portista. Mas há um jogador no plantel que já sabe o que é fazer um golo ao F.C. Porto: Adrien. O médio marcou com a camisola da Académica.

Aconteceu naquela que foi provavelmente a noite mais negra de Vítor Pereira à frente da equipa azul e branca: a Académica, de Pedro Emanuel, venceu o F.C. Porto por 3-0 e eliminou o campeão da Taça de Portugal. No final da partida, os adeptos esperaram pelo treinador para o vaiar e insultar.

Nesse jogo, aos 80 minutos, Adrien Silva recebeu um passe atrasado de Hélder Cabral e, da marca de grande penalidade, fez golo com um remate seco. Marinho e Diogo Valente, de resto, fizeram os outros dois golos do triunfo portista. Na baliza estava Bracalli, sendo que Helton ficou de fora.

F.C. Porto já marcou mais golos ao Porto... do que ao Sporting

Ora por isso não há nenhum jogador no Sporting que saiba o que é marcar golos a Helton, mas há um que sabe o que é marcar ao F.C. Porto. Esticando um pouco a corda, além de Adrien só há mais dois jogadores no plantel que sabem o que é ganhar ao F.C. Porto: Cedric Soares e Rui Patrício.

O primeiro fazia parte da equipa da Académica que bateu o F.C. Porto por 3-0, no tal jogo em que Adrien fez um golo. Rui Patrício, por outro lado, já venceu quatro vezes o dragão (em 14 jogos): 3-0 em 09/10 (Liga), 2-0 em 07/08 (Liga), 2-0 em 07/08 (Supertaça) e 0-2 em 07/08 (final da Taça).

De resto, mais ninguém. Boulahrouz fazia parte da equipa do Chelsea que em 2006/07 venceu o F.C. Porto, de Jesualdo, mas ficou o tempo todo no banco. Capel estava no Sevilha que venceu 1-0 no Dragão, em jogo da Liga Europa, mas não foi convocado (jogou só na derrota caseira por 1-2).