Fim do primeiro terço da Liga. Os meus destaques positivos, por ordem de importância.

Sporting
Antes de começar a época, escrevi um texto com o seguinte título: o ano em que nada esperámos do Sporting. E de facto era assim, em agosto. Hoje, cinco meses depois de Leonardo Jardim ter chegado a Alvalade, os leões têm uma equipa, têm uma ideia e têm uma estratégia que sabem comunicar. Nada mau! Até agora, Jardim é a grande figura do campeonato. Estar a um ponto do líder, igual ao Benfica, é mérito dele. E demérito dos concorrentes, também, como é óbvio. Se continuarem a deixá-lo crescer...

Estoril
Incrível o trabalho de Marco Silva. Trouxe o Estoril da II Liga, qualificou-o para a Europa e ao fim de dez jornadas está apenas a sete pontos do FC Porto. Notável trabalho de um treinador entusiasmante. Dá gosto ver jogar o Estoril.

Gil Vicente
João de Deus está a chegar à Liga. Traz experiências em campeonatos diferentes e um discurso educado, exemplar, digno de todos os elogios. O objetivo do Gil Vicente não poderá ser mais do que acabar na primeira metade da tabela, mas os 17 pontos em dez jornadas deixam o conjunto de Barcelos não muito distante do primeiro alvo da época: a manutenção.

Montero
Chegou do pouco conhecido campeonato dos Estados Unidos. A expectativa era muito baixa. Agora tem andado a seco, mas a verdade é que lidera a tabela dos marcadores com inteiro mérito. O surgimento de Slimani tem permitido ao colombiano jogar um pouco mais atrás. E bem. Uma nova solução para Jardim.

Evandro
O jogador que mais golos ofereceu na Liga (e marcou cinco...). Aproveitou a saída de Carlos Eduardo para o Dragão e subiu uns metros no terreno. Evandro é uma das grandes figuras destas primeiras dez jornadas. Um médio de enorme dimensão que difcilmente ficará muito mais tempo na Amoreira.

William Carvalho 
A grande revelação da época. O médio está em tão grande momento que chegou à seleção nacional e toda a gente achou que já tardava.

Cardozo e Cardozo
Dois avançados, dois paraguaios. O do Benfica regressou em grande de um castigo causado pelo mau comportamento na Taça de Portugal. O de Setúbal é a grande esperança dos adeptos sadinos, há muito desejosos de um goleador de nível.

Luís Leal e Derley
O Estoril não tem sido apenas Evandro e Marco Silva. O antigo avançado do Sporting, Luís Leal, já fez cinco golos na Liga. Os últimos sucederam em Vila do Conde, decisivos para mais uma vitória fora de casa. Na madeira, o Marítimo de Pedro Martins não está emboa posição. Mesmo assim, Derley é o terceiro na tabela de melhores marcadores, com seis golos. Se o Marítimo estabilizar, até onde irá?

Vimos pouco de ambos, por causa de lesões e escolhas dos treinadores. Mas o que vimos é prometedor. Se crescerem como se espera acabarão na lista das figuras esta época.

O FC Porto lidera o campeonato, mas a equipa não está tão bem como no passado. O lateral direito brasileiro destacou-se nas últimas jornadas pela influência no ataque. Marcou um golo fundamental no clássico e já fez três assistências para golo. Scolari estará a olhar?