Sem vencer há oito jogos, o Sporting 2010/11 apresenta o pior registo da história do clube, repetido apenas há vinte anos. Curiosamente, esse ciclo negativo foi interrompido frente ao Beira Mar, próximo adversário dos «leões».

Todas as notícias do Sporting

Entre 6 de Abril e 12 de Maio de 1991, o Sporting foi incapaz de ganhar a Desp. Chaves (1-1), Tirsense (0-0), F.C. Porto (0-2), Farense (0-1), Benfica (1-1), Marítimo (0-0) para o campeonato, nem tão pouco ao Inter (0-0 e 0-2), na Taça UEFA. O regresso às vitórias aconteceu a 19 de Maio de 1991, em Aveiro. Mário Jorge apontou o único golo do encontro da penúltima jornada, aos 74 minutos.

«Foi uma jogada de envolvimento do ataque do Sporting. Rematei uma primeira vez, para depois marcar na recarga», recorda o antigo jogador leonino, em conversa com o Maisfutebol. «Entrei para o lugar do Gomes (ndr. dez minutos antes do golo). Foi um jogo especial para mim, pois na época anterior tinha representado o Beira Mar», acrescenta.

A actualidade do Beira Mar

O Sporting atravessava um mau momento, e até viu Litos ser expulso ainda na primeira parte (40m), mas ainda assim garantiu uma vitória que começou a ditar o afastamento aveirense das competições europeias. «O jogo era mais importante para o Beira Mar, que estava perto de garantir a presença na Taça UEFA, mas acabou ultrapassado pelo Salgueiros», recorda o actual dirigente do Estoril. «Recordo-me que o Toschak foi ver o jogo, acabando depois por contratar o Oceano e o Carlos Xavier», acrescenta.

Vinte anos depois, o Sporting atravessa um ciclo negativo idêntico, e Mário Jorge lembra que em 1991 «a pressão da comunicação social era menor». «Nesta fase isto ganha maior ênfase», acrescenta o antigo jogador leonino, que acredita em novo regresso aos triunfos diante do Beira Mar: «Se a entrega e a disponibilidade física for a mesma da Luz, têm capacidade para vencer o jogo.»

E se o Sporting somar os três pontos no domingo, quem vai fazer de Mário Jorge? «Talvez o Postiga»