José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento e vice-presidente do Conselho Fiscal do Sporting, garantiu esta noite, em conversa com os jornalistas durante o Jantar Anual dos Prémios Stromp, que os adeptos leoninos devem preparar-se para a entrada de um investidor maioritário.
A pergunta começou pelas VMOCS, valores que o BES e o BCP adquiriram ao Sporting e que orbigam o clube a pagar aos bancos 12,5 milhões de euros até 19 de janeiro, sob pena de essas mesmas VMOCS se converterem em ações que darão aos dois bancos posição maioritária na SAD.
Eduardo Barroso fala em marcar Assembleia-Geral
Ora o Sporting parece não ter capacidade para saldar a dívida e havia quem temesse a perda do controlo da SAD leonina. Nada mais falso, diz Ricciardi. «Os bancos não querem ter uma equipa de futebol. Mas o Sporting tem de se preparar para que um investidor um dia tenha a maioria da SAD.»
O vice-presidente do BES diz aliás que faz todo o sentido que assim seja. «Acho estranho ouvir algumas pessoas dizer que vai aparecer um investidor que vai comprar 49 por cento», referiu. «Acho que nenhum investidor vai gastar muito dinheiro para depois outros ficarem a mandar.»
«O Sporting tem de se preparar para que um investidor um dia tenha a maioria da SAD do Sporting, salvaguardando através de algum acordo os interesses e os direitos do clube. Não me parece aliás que os sócios do Chelsea ou do Man. United estejam preocupados com a presença de investidores.»
Godinho: «Sou um toureiro preparado para a faena»
José Maria Ricciardi recusou-se a dizer de resto que o BES só empresta dinheiro a Godinho Lopes, mas na qualidade de sócio leonino há 27 anos garantiu que o Sporting tem tudo a ganhar com a permanência do presidente. Pelo meio disse ser urgente uma gestão financeira mais cuidada.
«Tomara eu que o Sporting não devesse um euro ao Banco Espírito Santo e ao Banco Comercial Português. Era a minha grande alegria. Espero que apareçam responsáveis que possam resolver a situação. Com a certeza que o Sporting tem de gastar aquilo que pode e não aquilo que recebe.»
Ora não gastar aquilo que recebe por ano implica vender vários ativos em janeiro. «O Sporting está em situação muito difícil para entrar nos lugares de acesso à Liga dos Campeões», garantiu José Maria Ricciardi. Há jogadores que pelo dinheiro que ganham, não estão a fazer nada no Sporting.»
Godinho Lopes foi sempre um nome defendido. Garantindo que defenderia qualquer presidente, porque defende a estabilidade, José Maria Ricciardi lembrou que «Luís Filipe Vieira está no Benfica há doze anos e não tem mais títulos de campeão nacional do que o Sporting nestes doze anos».
«Só que Luís Filipe Vieira está no Benfica há doze anos e nestes 12 anos quantas vezes o Sporting mudou de presidente? Eu já perdi a conta e pergunto se é uma solução estarmos a mudar de presidentes a esta velocidade. Eu acho que mudar constantemente não é solução.»
«O Sporting é uma das melhores escolas e terá sempre capacidade para atrair investidores, mas precisa para isso de ter estabilidade. O Sporting, e os outros que não estão numa situação tão grave mas que para lá caminham, têm definitivamente de adequar as despesas às receitas.»