José Couceiro rescindiu contrato, por mútuo acordo, com o Sporting, anunciou o presidente do Sporting, Godinho Lopes, nesta quinta-feira, em entrevista à RTP. O responsável máximo pelo clube de Alvalade revelou ainda a renovação do contrato do guarda-redes Tiago e a rescisão definitiva com o sérvio Stojkovic.

No dia em que ficou definido o acordo com o colombiano Arias, Godinho Lopes não confirmou, mas avançou com outras informações. «No momento em que tiver assinado, anunciaremos. Hoje anunciamos a renovação do contrato de Tiago, anunciamos que rescindimos com Stojkovic. José Couceiro já não vai para a Academia. Rescindiu de forma amigável», destacou o dirigente.

José Couceiro estava apontado como futuro responsável pela Academia, mas, seis meses depois de ter chegado, está de saída. «Havendo mútuo acordo, dentro daquilo que José Couceiro entendeu ser importante para si. Nesta fase da vida do Sporting foi preferível fazer um acordo para a rescisão. Foi por mútuo acordo, portanto por vontade das partes», revelou Godinho Lopes que revelou ainda que a gestão da Academia vai ficar entregue a Luís Duque, administrador executivo da SAD, que fica com os pelouros da formação e do futebol profissional.

Quanto aos objectivos para a próxima temporada, Godinho Lopes aponta para o topo. «O Sporting, desde a primeira hora, procurou transmitir aquilo que pretende, que é candidatar-se ao primeiro lugar. A contratação de Domingos Paciência e a estrutura que temos no futebol são prova disso. O Sporting tem necessidade de investir melhor. Estamos a trabalhar para a próxima época e para a próxima década», contou.

O presidente dos leões revelou ainda que, além de Tiago, o clube avançou com propostas de renovações para outros jogadores, mas preferiu não avançar com nomes. «Estamos a fazer uma reanálise global do clube, no Sporting e na Academia. Anunciei três casos e vamos continuar a tomar decisões. Foram feitas propostas a outros jogadores», destacou.

Quanto ao mercado. «Estamos a analisar um leque de 150 jogadores e é desse leque que vamos buscar os jogadores que precisamos. Dou como exemplo o caso de Moreno que foi dado como certo. No momento em que fechámos com o jogador o seu agente decidiu subir o seu preço e não aceitámos», referiu.

Rui Patrício será um dos jogadores com mais mercado para sair, mas Godinho Lopes quer mantê-lo na equipa. «É um excelente activo que o Sporting tem e é um desejo do Sporting mantê-lo. Tem contrato com o Sporting. Fez uma boa prestação, gostamos de Rui Patrício, não há razão nenhuma para descartá-lo», comentou.

A formação vai continuar a ser uma das apostas fortes do Sporting, mas agora com objectivos redefinidos. «Nos últimos dez anos o Sporting ganhou mais títulos do que os dois rivais juntos. Se olharmos para a selecção, basta ver a quantidade de jogadores que passaram pelo Sporting. Vai haver uma mudança de paradigma. Vamos trabalhar para que os jogadores saiam da formação para chegarem, à primeira equipa», referiu.

Quanto às assistências, Godinho Lopes acredita que vai conseguir inverter a tendência que afasta os adeptos de Alvalade. «Há números que devem ser enquadrados. Depois de 28 Março, tivemos assistências com 24 mil, 31 mil e 35 mil espectadores. Nos últimos três jogos em casa, o Sporting subiu sempre. Estou de acordo que, na média, perdemos quase dez mil, mas se fizermos uma análise aos últimos meses, subimos. É fundamental que haja adeptos que venham ao estádio», destacou.

O presidente do Sporting anunciou ainda alterações nos estatutos e confirmou a realização de uma auditoria para «pacificar» o clube.