A Procuradoria Distrital de Lisboa (PGDL) confirmou esta quinta-feira a detenção de quatro pessoas na noite de quarta-feira na sequência da invasão e das agressões aos jogadores e equipa técnica do Sporting na Academia de Alcochete em maio.

De acordo com fonte policial, diz a Lusa, e como já avançado anteriormente, os quatro detidos são o ex-líder da Juve Leo, Fernando Mendes, e o condutor e os ocupantes da viatura que no dia das agressões entrou nas instalações da Academia dos leões já depois dos incidentes e quanto as autoridades ali se encontravam, retirando alguns elementos da claque.

Segundo uma nota da PGDL, no decurso das investigações os quatro detidos foram constituídos arguidos «por existirem fortes indícios de comparticipação» nos incidentes, lendo-se que os factos em causa são «suscetíveis de integrar a prática dos crimes de introdução de lugar vedado ao público, ameaça agravada, ofensa à integridade física qualificada, sequestro, dano com violência, detenção de arma proibida agravada, incêndio florestal, resistência e coação sobre funcionário e terrorismo».

Foram também emitidos quatro mandados de busca domiciliária e um de não domiciliária, que, segundo as autoridades, abrangeram as residências dos detidos e a sede da Juventude Leonina no Estádio de Alvalade.

Os quatro detidos serão agora presentes ao juiz de instrução criminal do Barreiro para aplicação de medida de coação adequada.

Recorde-se ainda que investigação continua e que está a ser dirigida pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa/sede, com a coadjuvação da PSP e da GNR-Unidade de Investigação.