O Benfica-Sporting de domingo será um jogo entre duas equipas com o ânimo «em baixo» e terá vantagem quem conseguir recuperar mais rapidamente, acredita Carlos Xavier.

«Pressão há sempre dos dois lados. O Benfica joga em casa e, por isso, tem um pouco mais de pressão, mas tem a vantagem de ir na frente. Vem de duas derrotas seguidas, enquanto o Sporting vem de uma eliminação das competições europeias. Os dois vêm com o estado anímico em baixo», observa o antigo jogador do Sporting em declarações à Lusa: «Quem conseguir recuperar melhor mentalmente até domingo vai ter vantagem.»

«Espero que seja o Benfica a pagar a fatura», remata Xavier, olhando de resto para o dérbi do ponto de vista dos leões.

«Uma eventual derrota leva tudo à estaca zero e aos cinco pontos de desvantagem. O Sporting não pode perder a oportunidade de sair da Luz com um resultado positivo. Se perder, nada está perdido, mas o sentimento das pessoas começa a ser diferente. Começam a acreditar menos», observa, defendendo ainda que «não sair derrotado da Luz seria um bom resultado» para o Sporting.

Na época passada o Sporting venceu três dos quatro jogos com o Benfica, perdendo o último dérbi, que foi decisivo. Xavier acha que será difícil repetir uma sequência assim, mas acredita que os leões têm condições de vencer na Luz: «O Benfica melhorou muito e o Sporting perdeu dois jogadores muito importantes. Não tem o poder ofensivo que tinha o ano passado, mas continua a praticar um bom futebol e a jogar o suficiente para ir à Luz ganhar.»