Quinze anos depois da saída de Cristiano Ronaldo, o Sporting pode lançar um «outro» Ronaldo.

Ronaldo Tavares foi a grande surpresa da convocatória dos leões para o encontro frente ao Viktoria Plzen, da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

Aos 20 anos, o avançado português terá finalmente a oportunidade de fazer a estreia pela equipa principal, depois de vários anos de ligação ao clube.

Formado no Paio Pires, mudou-se em 2013 para Alcochete, então com 16 anos, e lá fez todo o seu percurso, interrompido apenas na época seguinte, com o empréstimo ao Oeiras, na segunda metade da temporada.

Com 1,92 metros e 85 Kg, Ronaldo começou por dar nas vistas ainda nos juniores, pelos quais, na última época, apontou 23 golos em 35 jogos.

Ainda assim, já depois, na equipa B, o percurso tem sido algo inconstante. Nesta temporada, por exemplo, com a rotação feita por Luís Martins, o avançado soma apenas 2 golos em 11 jogos, o último dos quais anotado há sensivelmente um mês, na derrota com o Cova da Piedade (3-1).

Apesar disso, face às várias ausências por lesão, Jorge Jesus resolveu promoveu o jogador, que se treinou esta quarta-feira juntamente com o plantel principal. A chamada deixava antever a sua inclusão na lista para o jogo com os checos, o que se confirmou esta tarde, após a divulgação da lista de convocados.

Forte fisicamente e dotado de uma capacidade de finalização interessante, Ronaldo aparece bem na área para finalizar, maioritariamente de cabeça, valendo-se da presença física para ganhar os duelos aos defesas contrários, sobretudo nas alturas.

Quase cinco anos depois de ter chegado ao Sporting, Ronaldo terá a oportunidade de fazer um jogo oficial pela equipa principal e também dar continuidade ao legado do seu homónimo.