A Liga de Clubes enviou nesta terça-feira uma carta à Comissão Nacional de Eleições (CNE), na qual explica os motivos que levaram a agendar quatro jogos para o dia das eleições autárquicas, em especial o Sporting-FC Porto.

Numa carta dirigida ao presidente da CNE, a Liga justifica que a realização dos jogos no domingo, 1 de outubro, está relacionada com a participação das equipas portuguesas nas competições europeias e o jogo seguinte da Seleção Nacional.

Além do confronto entre o Sporting e o FC Porto, com início às 18 horas, estão também agendados os jogos Marítimo-Benfica, às 20h15, o Sp. Braga-Estoril, às 16 horas, e o Belenenses-Vitória de Guimarães, às 20h30.

«A Liga está convicta de que os portugueses têm plena noção dos seus deveres e responsabilidades cívicas. Razão pela qual a lei não prevê qualquer proibição de atividades de entretenimento e desportivas em datas eleitorais», disse o diretor de comunicação da LPFP, António Barroso, em declarações à Lusa.

O dirigente advertiu que a «democracia portuguesa é matura, está firme e não precisa de paternalismos que a subvalorizam», frisando que o organismo de clubes «vai ter um papel ativo no apelo à participação cívica no ato eleitoral com uma campanha de comunicação nas suas plataformas».