Desde 2009/10, ano em que rumou ao Benfica, só por duas vezes Jorge Jesus tinha averbado duas derrotas consecutivas para o campeonato. Ambas em 2010/11, época em que os encarnados terminaram a Liga no segundo lugar com sete derrotas e menos 21 pontos do que o FC Porto de André Villas-Boas.

Agora, Jesus conheceu pela primeira vez o sabor das derrotas em duas rondas seguidas desde que rumou ao Sporting, um registo que fez com que os leões tenham caído para a 4.ª posição da Liga, atrás de Sp. Braga, FC Porto e a oito pontos do líder Benfica.

Ora, se o técnico da equipa de Alvalade há muito que não estava habituado a esta realidade, é preciso recuar até 2008/09 para encontrar uma equipa treinada por Jesus com menos pontos do que o atual Sporting: o Sp. Braga, que somava 23 pontos à 14.ª jornada.

Desde então, o mínimo que uma equipa liderada pelo técnico de 62 anos fez foi 30 pontos (Benfica de 2010/11), mais três do que este Sporting, que na época passada por esta mesma altura tinha 35 pontos.

Há ainda outros dados que comprovam o momento menos exuberante que os leões atravessam. Em 14 jornadas já somam três desaires (mais um do que em toda a Liga anterior) e deixaram escapar 15 pontos, o que dá uma média superior a um ponto por jogo. Recorde-se que na época passada todos os tropeções do Sporting custaram 16 pontos... em 34 jornadas.