«Factos e argumentos» é um novo espaço do MAISFUTEBOL, destinado a cruzar declarações ou teses com números e dados irrefutáveis. Por vezes, a alta velocidade do dia-a-dia condiciona a avaliação criteriosa do que é dito, sem o imperioso contraditório.

Depois de termos esclarecido que Jorge Sampaoli nunca contou a história do «flirt» no bar que Jorge Simão lhe atribuiu, agora pegamos numa frase de Jorge Jesus após a vitória no Estoril.

«O Bas Dost acabou por marcar o segundo golo de penálti. Um jogador que nunca marcou um penálti na vida dele, nas equipas por onde andou. Nem queria marcar, quando chegou ao Sporting. "Eu não sei marcar penáltis", disse ele. "Eu vou-te ensinar", respondi-lhe, e ele já está a marcar.»

 

A declaração do técnico leonino, nesta sexta-feira, levanta uma dúvida inevitável: Bas Dost nunca marcou um penálti na carreira?

Avançamos desde já para a resposta: marcou, e ainda foram alguns.

Uma pesquisa rápida permite encontrar vários penáltis convertidos pelo avançado holandês. Sobretudo com a camisola do Heerenveen.

Um deles ao Feyenoord, num empate a duas bolas em agosto de 2011.

Só no mês de outubro, em 2011, Bas Dost marcou três golos da marca de onze metros. Um ao Harkemase Boys, para a Taça da Holanda, e dois ao Den Haag, para a Eredivisie. 

Ainda nesse ano, 2011, e no mês de dezembro, o avançado volta a marcar de penálti, uma vez mais na Taça da Holanda, numa goleada ao Oss por 11-1. 

Já em 2012, logo em janeiro, Bas Dost voltou a marcar de penálti, na vitória do Heerenveen no reduto do De Graafschap (0-2).

Bas Dost mudou-se depois para o Wolfsburgo, e ao serviço da equipa alemã também marcou um golo de penálti: a 19 de setembro de 2015 o avançado bisou frente ao Hertha, e um dos golos foi da marca de onze metros.

Resumindo, Bas Dost marcou vários golos de penálti ao serviço do Heerenveen (e também os falhou). No Wolfsburgo é que não estava entre os habituais "cobradores", mas marcar dos onze metros, como fez neste sábado, não é propriamente novidade.