Jorge Jesus foi convidado a falar no congresso The Future of Football, organizado pelo Sporting, sob o tema a influência do treinador a partir do treino. O técnico aproveitou a oportunidade para deixar algumas ideias bem claras: por exemplo, que parea ele é fundamental ser o treinador a escolher as contratações que o clube faz.

«A partir deste esquema de três fatores que para mim são fundamentais - sistema tático, modelo de jogo e modelo de jogador -, é importante dizer que nós os treinadores quando contratamos um jogador fazemo-lo a pensar nisto, a pensar no sistema e no modelo de jogo», sublinhou.

«Ora quando contratamos um jogador andamos à procura de determinadas características. Por isso é que é muito importante que quem escolhe os jogadores seja o treinador. Para que as ideias de jogo de um treinador, que é o criador de tudo isto, vão de encontro às características dos jogadores.»

É curioso que esta declaração de Jorge Jesus surge poucos meses depois de ter sido notícia que Bruno de Carvalho ia assumir a pasta das contratações do Sporting, em resposta ao fracasso de apostas como Elias, André, Petrovic ou Markovic.

«Diz-se que um jogador é muito forte tecnicamente e é muito forte taticamente... Mas isso para mim não são as valências mais importantes. A valência mais importante é a cultura de campeão», acrescentou Jorge Jesus.

«É isso que estou a tentar criar no Sporting: cultura de campeão, não só em alguns jogos, mas num objetivo superior. Tudo isto responde à pergunta que me colocaram: qual é a influência de um treinador num treino.»