Se Bas Dost ainda não está descartado do embate desta quinta-feira com o Viktoria Plzen, da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, Rafael Leão está lesionado e, por isso impedido de dar o contributo à equipa de Jorge Jesus.

A informação foi confirmada pelo treinador do leões, que aproveitou para deixar elogios ao mais recente jovem saído da fornada de Alcochete para a equipa principal.

Sente mais prazer por ajudar a moldar um jovem talento ou raiva por perdê-lo antes de usufruir dele na plenitude das suas capacidades?

Em resposta à pergunta, que englobava Gelson Martins e Rafael Leão, Jesus assumiu um misto de sentimentos. «As duas coisas. Dá-me um grande prazer poder potenciar os jovens que tenho e serem uma mais-valia desportiva e financeira para o clube. É isso que tenho feito desde sempre», começou por dizer.

O treinador do Sporting sublinhou, no entanto, que sem talento nada é possível. «Eu não transformo pedras em jogadores. Ajudo-os a potenciar mais as qualidades deles.»

Para Jorge Jesus, é importante que o trabalho de crescimento dos jogadores não seja interrompido de forma abrupta. Até porque, no caso de Rafael Leão ainda há, no entender do técnico leonino, um longo caminho a percorrer. «Imagine que para o ano o Rafael Leão vai-se embora: tenho pena por não ter conseguido potenciá-lo dentro do valor que ele tem e, se calhar, vai perder-se. Ao contrário [se ficar], não», rematou.