No início do mandato de Bruno de Carvalho foi transmitido que o presidente do Sporting prescindia de receber salário enquanto o clube estivesse em má situação financeira e houvesse pessoas a ser despedidas. O próprio nunca se referiu a isso, é verdade, tendo a revelação sido feita pelo presidente da Mesa de Assembleia-Geral Jaime Marta Soares.

Ora a análise ao Relatório e Contas permite perceber que os três membros do Conselho de Administração do Sporting não receberam de facto as remunerações devidas pelas épocas 2012/13 e 2013/14.

Refira-se que as remunerações foram apenas aprovadas em outubro de 2013, pelo que Bruno de Carvalho e restantes administradores só receberam a partir daí: pouco mais de três meses, mais o subsídio de natal. No total Bruno de Carvalho recebeu 23 mil euros, Carlos Vieira e Guilherme Pinheiro receberam 16,1 mil euros cada um.

Refira-se que Bruno de Carvalho tem um ordenado de cinco mil euros por mês, o que dá um total de 70 mil euros por ano, enquanto cada um dos outros dois administradores recebe 3,500 mil euros por mês, o que dá 49 mil euros por ano.

Esta é uma remuneração manifestamente baixa, sobretudo se comparada com o que se passa nos rivais ou até com o que se passava no tempo de Godinho Lopes. Só Luís Duque, por exemplo, recebia mais do que o presidente e os dois administradores atuais da SAD juntos: Luís Duque recebeu 246 mil euros no último ano no Sporting, os três administradores atuais recebem todos juntos 168 mil euros.

Quanto poupou o clube com os despedimentos nos quadros?

O relatório e contas diz contudo mais.

Diz por exemplo que a reestruturação do clube, com corte nas despesas, conduziu ao despedimento de 48 pessoas: 27 foram jogadores e 21 funcionários. Antes o Sporting tinha 172 pessoas a trabalhar próximo das equipas profissionais, agora tem 124 pessoas.

Ora isto permitiu poupar qualquer coisa com 24,2 milhões de euros. Sendo que desses há a destacar 10,5 milhões foram em salários do plantel, 3,4 milhões em remuneração de funcionários e 3,3 milhões em pagamento de seguros.

Quanto pagou o clube em prémios pelos segundo lugar?

Tudo junto permitiu poupar, lá está, 24,2 milhões de euros, o que já inclui os prémios pagos ao plantel principal pelo segundo lugar: o Sporting pagou na última época 1,528 milhões de euros em prémios pela performance que conduziu ao segundo lugar da Liga.