SIGA O BENFICA-FC PORTO EM DIRETO A PARTIR DAS 17 HORAS

MOMENTO

Benfica
É líder desde a quinta jornada da Liga, como Jorge Jesus fez questão de recordar, e apresenta uma força tremenda nos jogos em casa. A última derrota caseira em jogos do campeonato, aliás, já tem três anos: foi precisamente com o FC Porto (2-3), num clássico decidido por Maicon em março de 2012. Desde então, e à exceção das derrotas com Chelsea, Barcelona e Zenit, para a Champions, e com o Sp. Braga, para a Taça de Portugal, somou 41 vitórias e sete empates. Sintomático, portanto.
 
FC Porto
Uma goleada das antigas, perante o Bayern, não só fechou o sonho do FC Porto de seguir em frente na Liga dos Campeões, como deixou uma nuvem negra sobre a cabeça dos portistas. O clássico da Luz, por isso, não virá no melhor momento: primeiro porque não é o Porto mais moralizado da época e depois porque permitiu à equipa descansar apenas cinco dias. Em compensação, a Luz costuma trazer boas recordações: nos últimos sete jogos, três vitórias para o Benfica, três para o FC Porto e um empate. Não é mau.
 
AUSÊNCIAS
Benfica
Artur e César, lesionados, Salvio em dúvida.
 
FC Porto
Tello, lesionado
 
DISCURSO DIRETO
Jorge Jesus
«Não tenho a certeza de qual será a chave para ganhar o jogo, mas tenho a certeza que, se o Benfica continuar a potencializar as suas capacidades, ofensiva e defensivamente, a chave fica mais próxima da fechadura para abrirmos a porta. Mas o FC Porto vai apertar-nos várias vezes durante o jogo. Temos de ter uma capacidade tática e emocional para podermos aceitar que o adversário esteja por cima nalguns momentos.»
 
Julen Lopetegui
«A cada jogo menos, mais importante se tornam os que faltam. Jogamos o primeiro e o segundo classificados, no campo do primeiro, por isso a importância deste três pontos é vital. O clássico é importantíssimo. O único objetivo do FC Porto é fazer um bom jogo, estar preparado para competir no ambiente que vai estar na Luz, dar uma boa resposta nesta situação e aproximarmo-nos do primeiro lugar É esse o objetivo.»
 
HISTÓRICO
É o clássico mais tempestuoso do futebol português e tem uma longa história a carregá-lo. Benfica e FC Porto já se defrontaram 107 vezes no Estádio da Luz, sendo que a vantagem é claramente encarnada, claro: 60 vitórias, contra 27 empates e 20 vitórias do FC Porto. Em jogos da Liga, o FC Porto ganhou apenas por 14 vezes. Nos últimos dez confrontos, no entanto, há uma igualdade: quatro vitórias para cada e dois empates.

EQUIPAS PROVÁVEIS
Benfica

Outros convocados: Não foram divulgados.

FC Porto

Outros convocados: Helton, Ricardo Pereira, Martins Indi, Ruben Neves, Evandro, Quintero, Hernâni e Aboubakar.