As datas dos jogos do campeonato ainda serão, certamente, alteradas face às exigências das transmissões televisivas e ao próprio calendário europeu, mas já dá para ter uma ideia do que podem esperar os dois líderes do campeonato, FC Porto e Sporting, no mês de fevereiro, altura em que regressam as provas europeias.

O dado mais interessante prende-se com a proximidade entre o jogo decisivo para os dragões, em Liverpool, na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e um duelo para a Liga precisamente contra...o Sporting.

O Clássico do Dragão está provisoriamente marcado para 4 de março, precisamente dois dias antes do Liverpool-FC Porto, sendo, portanto, já certo que, no mínimo, será disputado na tarde de sábado, dia 3, para permitir as 72 horas de descanso à equipa de Sérgio Conceição. Contudo, não é descabido que o jogo seja mesmo na sexta-feira, dia 2, à semelhança do que aconteceu recentemente com o FC Porto-Benfica, por motivos idênticos.

Para o Sporting não há inconveniente em jogar na sexta-feira uma vez que a eliminatória com o Astana fica fechada a 22 de fevereiro, bem antes do Clássico, e em caso de apuramento para os oitavos de final, a primeira mão joga-se a 8 de março, dois dias depois do duelo de Anfield Road.

É preciso, ainda, ter em atenção as datas das meias-finais da Taça de Portugal, a que ambos os clubes ainda aspiram chegar. A Federação Portuguesa de Futebol, no calendário de competições divulgado antes da época começar, estabeleceu dois blocos de datas provisórios para que se dispute a primeira mão: 6, 7 e 8 de fevereiro ou 27 e 28 de fevereiro e 1 de março.

Tanto para dragões como para leões, no caso de chegarem a essa fase, parece ser previsível que tentem agendar o encontro no primeiro bloco de datas.

A segunda mão da Taça joga-se apenas em abril e a Taça da Liga tem a final marcada para janeiro, pelo que não entra nestas contas.

Calendário do FC Porto em fevereiro/março:

4 fev*: FC Porto-Sp. Braga (Liga)

-6, 7 e 8 fev: possível data 1.ª mão meias-finais da Taça de Portugal

-

11 fev*: Desp. Chaves-FC Porto (Liga)

14 fev: FC Porto-Liverpool (Liga dos Campeões)

18 fev*: FC Porto-Rio Ave (Liga)

25 fev: Portimonense-FC Porto (Liga)

-27, 28 fev e 1 de mar: possível data 1.ª mão meias-finais da Taça de Portugal

-

4 mar*: FC Porto-Sporting (Liga)

6 mar: Liverpool-FC Porto (Liga dos Campeões)

11 mar*: Paços Ferreira-FC Porto (Liga)

Calendário do Sporting em fevereiro/março:

4 fev*: Estoril-Sporting (Liga)

-6, 7 e 8 fev: possível data 1.ª mão meias-finais da Taça de Portugal----

11 fev*: Sporting-Feirense (Liga)

15 fev: Astana-Sporting (Liga Europa)

18 fev*: Tondela-Sporting (Liga)

22 fev: Sporting-Astana (Liga Europa)

25 fev*: Sporting-Moreirense (Liga)

----27, 28 fev e 1 de mar: possível data 1.ª mão meias-finais da Taça de Portugal----

4 mar*: FC Porto-Sporting

8 mar: 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa--- ---*-Datas sujeitas a alteração face à transmissão televisiva--- ---A título de curiosidade, uma vez que já não disputa qualquer prova europeia, compare-se ainda o calendário Benfica no mesmo período:

4 fev*: Benfica-Rio Ave (Liga)

----6, 7 e 8 fev: possível data 1.ª mão meias-finais da Taça de Portugal----

11 fev*: Portimonense-Benfica (Liga)

18 fev*: Benfica-Boavista (Liga)

25 fev*: Paços Ferreira-Benfica (Liga)

----27, 28 fev e 1 de mar: possível data 1.ª mão meias-finais da Taça de Portugal----

4 mar*: Benfica-Marítimo---